Censo vacinal vai proporcionar um raio-x da área entre gestantes e crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância
O Programa da Primeira Infância de Alagoas começou a fazer o censo vacinal nos municípios que fazem parte da nova fase do programa. O objetivo da ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é atualizar todos os cartões de saúde de gestantes e crianças de zero a seis anos.
Entre os pontos importantes do censo está o trabalho intersetorial com as secretarias municipais de Saúde e Educação. Segundo a operadora técnica da Sesau, Eliza Barbosa, a estratégia foi acionar os pais das crianças por intermédio de chamados nas creches e escolas, além de contar com as equipes das unidades de saúde.
“Queremos 100% dos cartões atualizados e cumpriremos assim uma etapa importantíssima dos cuidados com a primeira infância, como consta na macroação da Secretaria do Estado de Saúde. Para isso também estamos buscando essas crianças no ambiente escolar, onde há uma concentração maior, e onde a comunicação com os pais é muito eficaz”, afirmou Eliza.
