?Folguedos Brincantes: lendas vivas? passou pela avaliação criteriosa feita por uma comissão julgadora
A Casa da Amizade de Penedo, entidade que tem como objetivo auxiliar instituições filantrópicas e de proteção à infância, além de desenvolver atividades que visam à capacitação de crianças e adolescentes carentes no setor de artesanato, foi um das selecionadas pela Distribuidora Alagoana de Gás Natural (Algás) para receber incentivos sociais.
As peças, confeccionadas pela Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo (Aisbope), concorreram com mais de 80 propostas para participar do edital Edital Algás Social 2016-2017. Ao todo, quatro projetos foram selecionados e divulgados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (05).
Nesta edição foram selecionados: “Folguedos Brincantes: lendas vivas”, da Casa da Amizade de Penedo, “3ª edição do Festival de Teatro de Alagoas – Festal”, da Associação Artística Cia do Chapéu, “Educação Ambiental e Consumo Consciente”, da Associação Teatral Nêga Fulô e “Promoção de Práticas Sustentáveis de Saneamento Rural”, do Instituto Terraviva.
De acordo com a presidenta da Casa da Amizade, Francisca Lessa, o projeto “Folguedos Brincantes: lendas vivas”, levará para toda comunidade a possibilidade do renascimento dos folguedos na região. “Nosso foco principal é mostrar para crianças da comunidade que elas podem dar continuidade a essa cultura tão linda do nosso nordeste, seja com o pastoril, dança do coco ou os guerreiros”.
A lista dos aprovados é resultado de uma avaliação criteriosa feita por uma comissão julgadora que avaliou qualidade técnica, relevância para a comunidade atendida, ineditismo da proposta e potencial de consolidação da imagem da Algás junto à sociedade.
Os recursos para realização deste processo seletivo destinaram o valor individual de até R$ 30 mil para cada projeto, totalizando R$ 120 mil. O Edital Algás Social foi criado pela Algás com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações sociais, desenvolvidas em benefício do estado de Alagoas.
