×

Cultura

Projeto cultural Engenho de Folguedos retorna nesta quinta em novo espaço

O grupo Fandango do Pontal é um dos que se apresentam nesta quinta

O Engenho de Folguedos volta à cena cultural da cidade, nesta quinta-feira, (25), às 19h, no Museu Théo Brandão. O projeto é uma realização da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Museu Théo Brandão, que cede o espaço para as apresentações nas últimas quintas-feiras de cada mês.

O projeto criado em 2003 pelo folclorista Ranilson França de Souza, então presidente da Asfopal, abriu ao público os ensaios semanais dos diversos grupos de danças populares, com o objetivo de divulgar, preservar e valorizar os autênticos grupos de folguedos de Alagoas.

A iniciativa transformou-se em um importante espaço para os grupos de Maceió e de outras cidades do interior do Estado, mostrando não só aos alagoanos, mas também àqueles que visitam o Estado, toda a beleza e diversidade de nossa cultura popular.

O projeto é uma referência para estudantes de diversos graus de ensino e pesquisadores da cultura popular, servindo como laboratório vivo para aulas de fotografia, trabalhos acadêmicos entre outras atividades de pesquisa e conhecimento sobre a cultura alagoana.

Em 2008, o projeto sofreu uma pausa, retornando em 2010 por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Asfopal. As apresentações passaram a acontecer no Espaço Ecumênico dos jardins do Palácio Floriano Peixoto.

Para reiniciar a programação, o Engenho de Folguedos terá apresentações do grupo musical Malacada, a alegria e o colorido dos grupos de folguedos Fandango do Pontal e Samba de Matuto da Massagueira, mostrando toda a tradição das danças populares de Alagoas. No local, haverá barracas com comidas típicas, artesanato e venda de livros da Edufal e sobre folclore.