×

Sergipe

Projeto Construindo uma Jabotiana Saudável conquista prêmio

O Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável”, realizado pela Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira, no Sol Nascente, conquistou um prêmio na 4ª Mostra de Saúde da Família, realizada em Brasília. O Projeto existe há 13 anos e foi implantado através de iniciativa da enfermeira Irene Alves de Deus, da assistente social Neire Costa Déda e da dentista Maria Angélica Cortês.

De acordo com a enfermeira Irene, o Projeto teve início na Unidade quando as profissionais de saúde fizeram a avaliação do território na comunidade, buscando entender as causas de doenças que estão relacionadas com questões ambientais. “Com esta ação, conseguimos melhorar o diagnóstico de muitas doenças e fazer com que a população se responsabilize pelo cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é realizar um trabalho de conscientização das questões ambientais do bairro, atuando na promoção da saúde e a na prevenção de doenças”, afirma.

Irene explicou que o Projeto foi premiado e ficou na 13ª posição entre os 100 concorrentes. Com a conquista do prêmio os profissionais podem conhecer outros trabalhos realizados na área da saúde em lugares diferentes. “O objetivo do prêmio é fazer com que se trabalhe a saúde pública através das trocas de experiências com outros lugares, e até em outros países, pois assim podemos conseguir passagem, estadia e também publicar nosso trabalho, além de receber outros profissionais para conhecer as ações que realizamos no bairro”, diz.

Para a supervisora da 4ª Região REAP, Léa Matos, o Projeto uma Jabotiana Saudável é de muita importância tanto para a comunidade, como para a Unidade de Saúde. “O Projeto é essencial, pois envolve a questão de preservação, não se preocupando apenas com a saúde, mas também com a comunidade e o meio ambiente”, destaca a supervisora.

Caminhada Ecológica

A caminhada ecológica é uma das ações realizadas pelo Jabotiana Saudável, que visa reunir a comunidade e atua juntamente com as escolas públicas e particulares com ações de promoção a saúde. O objetivo da caminhada é comemorar o Dia do Rio Poxim, trabalhando a saúde pública com os cuidados ambientais. A 13ª Caminhada Ecológica está prevista para acontecer no dia 21 de novembro deste ano.

“Parabenizo essa equipe em nome de toda a Saúde de Aracaju. São pessoas assim que fazem a diferença. Pessoas que conseguem transformar as atividades laborais em projetos de grande importância. O planeta precisa de cuidados e as pessoas também, essa relação de saúde com o meio ambiente é fundamental. Parabéns e obrigada Irene, Neire e Maria pelo brilhante trabalho!”, finalizou a secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado.