×

Maceió

Projeto Chuteira de Ouro leva inclusão social a jovens de Maceió

Toda sexta-feira à tarde, uma equipe bastante entrosada chega ao campo da Vila Olímpica Albano Franco, no bairro da Cambona, para treinar. São meninos e meninas, com idade entre dez e 17 anos, que fazem parte do projeto Escolinha de Iniciação ao Futebol Chuteira de Ouro.

Os 120 jovens atendidos, moradores de oito comunidades carentes de Maceió – Bom Parto, Brejal, Vergel, Trapiche, Prado, Reginaldo, Joaquim Leão e Bolão -, encontram no esporte uma oportunidade de inclusão social por intermédio de um esporte que tem como essência o espírito de cooperação, socialização e diversão.

O projeto Chuteira de Ouro, criado pelo professor de Educação Física da Escola Sesi Cambona Edvânio Jatobá de Carvalho, tem o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), que cede o campo da Vila Olímpica Albano Franco para a realização das aulas e fez parte do projeto interdisciplinar desenvolvido em 2009 pelos alunos e professores do ensino médio da Escola Sesi Cambona, denominado “Cenas do Cotidiano: Um Outro Olhar”.

O Cenas do Cotidiano teve o objetivo de sensibilizar os alunos para os temas sociais e desenvolver ações ligadas ao meio ambiente, esporte, lazer, saúde e cultura que beneficiassem as comunidades carentes do entorno da Escola Sesi Cambona. “O projeto particpou da etapa estadual do Prêmio Construindo a Nação”, destacou o diretor da Escola Sesi Cambona, Dilson Costa.

“A primeira etapa do projeto da Escola Sesi Cambona já foi finalizada, mas o professor Edvânio Jatobá e o estudante de Educação Física Eleonildo Barros continuam a desenvolver, de forma voluntária, este lindo trabalho que é o Chuteira de Ouro. Nós, da Escola Sesi, ficamos muito orgulhosos”, concluiu Dilson.

“Desenvolvemos o nosso trabalho com o objetivo de incentivar a prática esportiva para meninos e meninas que vivem em área de risco social, buscamos incluir esses alunos em nossa sociedade através do esporte educacional, mostrando-lhes uma nova oportunidade pelo esporte”, ressaltou o professor Edvânio.