×

Cultura

Projeto Café com Arte é estendido até o Carnaval

Produtos confeccionados por artesãos alagoanos são comercializados em hotéis da capital

A pedido dos hotéis participantes do projeto Café com Arte – Radisson Hotel, Ritz Lagoa da Anta, Brisa Tower, Maceió Mar Hotel e Hotel Ponta Verde – o projeto, iniciado em dezembro do ano passado, foi estendido até o Carnaval devido ao grande sucesso junto aos hóspedes. A iniciativa, que já comercializou mais de R$ 15,5 mil, é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB – Alagoas), e tem o apoio da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih).

O Café com Arte consiste na comercialização e demonstração do artesanato local em diversos hotéis da capital durante o horário do café da manhã. O projeto já está na 2ª edição e conta com a participação das associações de artesãos dos municípios de Marechal Deodoro, Traipu, São Sebastião, Boca da Mata, Coruripe e Feliz Deserto. Dentre os produtos comercializados estão o trançado em palha de Ouricuri e Taboa, a renda Filé, trabalhos em patchwork, renda de Bilro e Redendê, todos típicos de Alagoas.

De acordo com a coordenadora do PAB em Alagoas, Sônia Acioli, o pedido de ampliação do projeto reforça sua solidez. “Quando os cinco hotéis concordaram em participar do Café com Arte, a data do término já estava definida. No caso, seria no início de fevereiro. Para nós foi uma surpresa muito boa quando eles solicitaram a ampliação do projeto até o Carnaval devido ao grande sucesso junto aos turistas, o que reforça ainda mais a importância de projetos como este”, revela a coordenadora acrescentando que o maior benefício do projeto, além da comercialização, é a divulgação dos produtos tipicamente alagoanos no período de alta estação.

Participando pela primeira vez do projeto, a artesã Solange Arruda – que produz acessórios em crochê, como sandálias customizadas, bijuterias em geral, além de uma linha para a casa composta por jogos americanos, porta-guardanapo, entre outros itens – revela que participar do programa é muito mais do que vender, é conquistar espaço e divulgação dentro de Alagoas.

“O Café com Arte é uma grande oportunidade de divulgação, conhecimento e conquista de espaço em Alagoas, pois várias artesãs, assim como eu, são mais conhecidas e vendem mais para fora do Estado do que dentro”, revela Solange, que tem as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife como suas principais compradoras.

O projeto – Com stands localizados próximo à área de café da manhã dos estabelecimentos, as artesãs, em forma de rodízio, se dividem entre os hotéis Radisson, Ritz Lagoa da Anta, Brisa Tower, Maceió Mar Hotel e Ponta Verde, no horário das 7h às 10h, três vezes por semana.
O Café com Arte é aberto ao público e permanece nos hotéis da capital até o Carnaval.