O projeto de longa-metragem “A sombra do pai”, da brasileira Gabriela Amaral Almeida, foi um dos doze selecionados para a edição 2014 do Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance, que precede o Festival Internacional de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos – o laboratório acontece entre os dias 10 e 15 de janeiro e o festival, do dia 16 ao dia 26.
Gabriela escreve e dirigirá o longa sobre a menina de nove anos, obcecada por filmes de horror, que usa seus estranhos poderes para trazer a mãe, já morta, de volta. Outros onze projetos de roteiristas independentes dos Estados Unidos, Grécia, China e Chile também participam do laboratório, que proverá aos selecionados o apoio e a consultoria de profissionais estabelecidos no mercado.
O Programa de Longas-metragens do Instituto Sundance, em ação desde 1981, já apoiou mais de 500 realizadores independentes, encorajando seus processos criativos e focando em narrativas originais. O programa, anual, também inclui laboratórios de Direção, Produção e Som, aconselhamento, parcerias com empresas de produção e pós-produção, bolsas e programas de residência, além de apoio aos filmes finalizados – nesta edição do Festival de Sundance, dez filmes apoiados pelo programa farão suas estreias mundiais. A próxima convocatória está prevista para o mês de fevereiro. Confira aqui a lista com todos os selecionados para o Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance.
