×

Alagoas

Projeto Bombeiro Mirim é ampliado para o interior de Alagoas

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou nessa segunda-feira, 02, a solenidade da aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim, no quartel do 7º Grupamento Bombeiro Militar, em Arapiraca e no quartel de 1º SGBM em Palmeira dos Índios. O evento também faz parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro.


O comandante Operacional de Bombeiros da região do Interior, coronel Josivaldo Feliciano, falou sobre o Projeto Bombeiro Mirim e parabenizou aos pais por confiarem no trabalho do Corpo de Bombeiros. “É com muita satisfação que agradeço aos pais a confiança depositada na nossa Corporação para exercer um trabalho social tão importante que é o nosso projeto”, disse.


Em seguida, o major Jammerson de Oliveira Lima, comandante do 7º GBM, agradeceu seus comandados pelo trabalho sério e eficaz que vem sendo desenvolvido em Arapiraca. “Neste Dia Nacional dos Bombeiros eu só tenho a agradecer a esses militares abnegados que não medem esforços para exercer a profissão com muita honra”, declarou. Em seguida, o capitão Alielson fez a leitura de uma carta de homenagem a todos os bombeiros pelo dia 02 de julho, Dia Nacional dos Bombeiros. O evento ainda contou com uma apresentação dos bombeiros mirins comandados pelo cabo Ilson.


Em Palmeira dos Índios a solenidade contou com a participação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Luís Antônio Honorato da Silva que ressaltou o crescimento e organização do Projeto Bombeiro mirim. “É gratificante ver que este projeto está crescendo e que muitas crianças estão sendo contempladas com esta iniciativa engrandecedora”, disse.


O PROJETO – Uma das lutas antigas do CBMAL era a expansão de projetos sociais para o interior do Estado. Em Maceió, o Projeto Golfinho e o Bombeiro Mirim são referências nas escolas. A cidade de Palmeira dos Índios foi contemplada por ser um grande polo de desenvolvimento no interior do Estado. E Arapiraca por ser um local estratégico e ser a cidade mais importante do interior, também foi escolhida para receber o Projeto Bombeiro Mirim. O apoio de empresários e da prefeitura municipal de Arapiraca e de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Educação foi fundamental para aquisição de materiais para as crianças.

Para participar do projeto, as crianças devem estar matriculadas na escola da rede pública e devem ter uma frequência escolar mínima de 80%. A família deve ter uma renda máxima de dois salários mínimos.


Para a tenente Graziele, coordenadora do Bombeiro Mirim em Arapiraca, a interiorização do projeto é de grande importância porque vem num momento oportuno. “Buscamos diminuir os índices de criminalidade por meio de projetos como esse, já que a educação é um dos caminhos para melhorar nossa sociedade”, disse.


O projeto já está consolidado em Maceió. Atualmente, crianças do Pontal da Barra, Jacintinho, Vergel do Lago, Conjunto Carminha, Conjunto Selma Bandeira e Clima Bom já são beneficiadas pelo Bombeiro Mirim.