×

Alagoas

Projeto Arte de Mãe é estendido à pediatria do Hospital Geral do Estado


A aceitação do projeto Arte de Mãe cresce a cada dia entre as acompanhantes de pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A proposta, que começou envolvendo as mães das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, agora atende todas as acompanhantes da Pediatria da unidade.

De acordo com Jacinta Lemos, responsável pela iniciativa, a intenção é envolver o maior número de acompanhantes.

“Percebemos o interesse de outras mulheres no Arte de Mãe. E embora muitas estejam sofrendo, o pensamento em um futuro de realizações é uma constante”, contou, acrescentando que já estão pensando em estender o projeto também para os servidores da unidade hospitalar.

O Arte de Mãe utiliza técnicas de artes manuais, como ponto cruz, tricô e crochê, para ampliar o conhecimento e diminuir a angústia das participantes que acompanham seus filhos no HGE. O projeto é uma iniciativa do Serviço de Apoio Técnico e tem como parceiros e instrutores servidores da unidade hospitalar.

Acompanhando seu pequeno de apenas cinco meses, Elizabete Araújo começou a assistir às aulas e já está fazendo um sapatinho em crochê. “É muito restaurador, porque chegamos muito estressadas no hospital com a angústia de ver nossas crianças doentes. O projeto nos acalma, conversamos, pensamos no futuro. Saímos revigoradas!”, ressaltou.

Para Jacinta Lemos, o Arte de Mãe possibilitará, também, o desenvolvimento sustentável da família assistida no hospital, devido ao aprendizado das técnicas de artesanato.

Terezinha Maria Alves está prestes a sair do HGE e já está animada com a possibilidade de ganhar dinheiro com seu artesanato. Ela é mãe de Romário, um adolescente especial, de 15 anos, que está se tratando no HGE. Teresinha já tem várias peças prontas. “Gosto demais das aulas. Meu filho já está para receber alta e não quero perder o contato com o pessoal. Saio já pensando em vender minhas peças”, afirmou.

O projeto Arte de Mãe começou no mês de novembro do ano passado e tem duração de uma hora, de segunda a sexta-feira, no horário da manhã e, na quarta-feira, à tarde.