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Sergipe

Projeto apoiado pelo Governo do Estado mensura qualidade de produtos jornalísticos

Em tempos de ascensão das novas tecnologias, a comunicação trabalha em conjunto e seus profissionais desempenham novas formas de interação entre os setores da imprensa e a sociedade. É dessa forma que pesquisadores trabalharam no projeto “Q-Avalia: mensuração de qualidade e desempenho jornalístico”, proposta aprovada no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha/SE), iniciativa entre o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação de Sergipe (Fapitec) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A ideia de implementar as pesquisas nas áreas de jornalismo, empreendedorismo, inovação e tecnologia surgiu de um grupo de pesquisadores universitários que trabalham com projetos associados ao desenvolvimento de produtos jornalísticos, orientados para qualidade editorial. Segundo o jornalista e coordenador da proposta, Josenildo Guerra, o objetivo é permitir que a sociedade faça críticas a conteúdos jornalísticos que, por acaso, não lhe agrade, e a empresa de comunicação possa se explicar em tempo hábil e, de prontidão, melhorar seu conteúdo.

“A proposta visa criar um canal de comunicação para que essa interação, entre imprensa e sociedade, seja feita de forma mais transparente e sob nossa mediação. Os usuários terão um aplicativo à disposição para fazer os devidos comentários sobre as notícias divulgadas pela mídia. A nossa empresa fará o tratamento dessa informação e encaminhará para a empresa de comunicação. Também faremos um relatório com alguns pontos a serem debatidos pela nossa equipe”, explica Guerra.

Passados os meses do desenvolvimento desta proposta, a empresa denominada de Qualicom Digital, já pensa em novos formatos que irão encorpar ainda mais os seus serviços. O jornalista e sócio administrador da empresa, Josafá Neto, ressalta que chegou a hora de viabilizar a empresa e entregar os produtos para o mercado.

“Além da criação da Qualicom Digital, onde o Programa Centelha foi a porta de entrada, tivemos a oportunidade de entregar mais dois produtos para o mercado da comunicação. Um sistema de ouvidoria com avaliação de conteúdo jornalístico; e um ranking de qualidade de informação, avaliação de transparência editorial e qualidade dos veículos”, destaca Neto.