×

Negócios/Economia

Projeto ?Amigo Trabalhador? vai beneficiar cortadores de cana de Alagoas

Keylle Lima e o Deputado Joãozinho Pereira discutindo o projeto.

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o deputado Joãozinho Pereira (PSDB), vai beneficiar até 50 mil cortadores de cana que, hoje, ficam fora do mercado de trabalho no período da entressafra. Batizado de “Amigo Trabalhador”, ele vai promover cursos de qualificação e alfabetização, estimulando a inclusão produtiva da mão-de-obra canavieira.

Os detalhes do projeto foram apresentados ao deputado nesta terça-feira (20), pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima. Segundo ele, o Amigo Trabalhador deve seguir os mesmos moldes de programas como o “Chapéu de Palha”, adotado em Pernambuco, e o “Mão Amiga”, do governo de Sergipe. “Além de oferecer cursos de qualificação profissional, o “Amigo Trabalhador” vai disponibilizar turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA); uma maneira de complementar a formação escolar dos canavieiros, que na maioria das vezes é muito superficial”, explicou Keylle Lima.

Em Pernambuco, o programa “Chapéu de Palha” abrange 60 municípios, e já qualificou mais de 2 mil trabalhadores. Depois de implantado em Alagoas, o “Amigo Trabalhador” pode beneficiar até 50 mil pessoas que têm o corte de cana como única fonte de renda. Segundo dados da Seplande, no período da entressafra, apenas 10 mil trabalhadores conseguem se manter empregados.

“Essas pessoas estão envelhecendo sem instrução, sem oportunidade. Um projeto como o “Amigo Trabalhador” é fundamental para dar a elas uma perspectiva de futuro e de qualidade de vida”, avaliou o deputado Joãozinho Pereira.

A oferta dos cursos de qualificação vai acontecer respeitando a demanda por mão-de-obra do Estado. Um dos setores mais beneficiados deve ser o da Construção Civil, tendo em vista os empreendimentos de grande porte que vem sendo captados para Alagoas.