×

Alagoas

Projeto Acolhe Alagoas para dependentes químicos é exemplo para o Amapá

Projeto Acolhe Alagoas para dependentes químicos é exemplo para o Amapá

A experiência do Governo do Estado de Alagoas no acolhimento, tratamento e reinserção de dependentes químicos foi apresentada nesta quinta-feira (21) na cidade de Macapá, capital de Amapá, na região Norte do Brasil. O secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, foi convidado para falar sobre o projeto Acolhe Alagoas, que já recebeu o aval do governador Camilo Capiberibe para ser copiado naquele estado.

Deputados do Amapá conheceram o projeto em junho de 2011, quando uma comitiva de 30 deputados federais e dois senadores esteve em Alagoas para conhecer o Acolhe. Considerado referência nacional, o programa de acolhimento voluntário de Alagoas já foi copiado pelo estado de Rondônia – que, inclusive, criou uma Secretaria de Promoção da Paz – e está em processo inicial de estudo para implantação no Espírito Santo.

Ao todo, técnicos e delegações de sete estados brasileiros já vieram a Maceió para conhecer o programa. “É importante que o Amapá conheça a experiência de Alagoas, numa junção de esforços entre a sociedade e o Poder Público, para combater as causas e tratar as pessoas que, por algum motivo, se tornaram dependentes de substância entorpecentes”, avaliou a deputada amapaense Fátima Pelaes, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, da Câmara dos Deputados, responsável pelo convite do secretário Jardel Aderico. Ela participou da comitiva que esteve em Maceió em 2011.

Jardel Aderico expôs a experiência alagoana para prefeitos, secretários municipais, ONGs que trabalham com dependentes químicos, técnicos das Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, Educação, Trabalho, Assistência Social, além de representantes das igrejas católica e evangélicas do Amapá.

“Sinto que nasce definitivamente no Brasil entre as lideranças sociais e políticas um olhar diferente sobre as drogas. A Sepaz de Alagoas tem sido convidada pra mostrar ao Brasil que é possível sim. No Amapá, o governador Camilo Capiberibe já definiu uma nova postura diante dos dependentes químicos e, assim, uma nova agenda de ação se desenha nos estados”, disse Jardel.

Chamado “Juntos pela Vida”, o evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia). A reunião contou também com a presença do deputado federal Givaldo Carimbão, relator da Comissão de Combate às Drogas da Câmara, que falou sobre políticas de combate às drogas, tratamento e reinserção de dependentes químicos.