Escola Municipal Gerusa Costa Lima
Perna de pau, contos de história, apresentação de coral, poesias , música e teatro; partidas de judô e muito mais. Desde hoje, os alunos da Escola Municipal Gerusa Costa Lima, localizada no Jacintinho, em Maceió, estão tendo acesso a muito lazer. No entanto, a diversão tem caráter educativo, pois faz parte do Projeto A Guarda Faz Escola, que se estenderá até esta quinta-feira.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc) de Maceió e tem como objetivo incorporar os chamados temas transversais com atividades lúdicas. Ou seja, através de atividades esportivas, apresentações culturais ou mesmo brincadeiras, os estudantes vão sendo orientados sobre ecologia, saúde, sexualidade e muitos outros temas. “Eles [os alunos] também contam com uma biblioteca itinerante, com livros, DVDs e TVs”, ressaltou o secretário municipal de Direitos Humanos, Pedro Montenegro.
De acordo com ele, a meta da secretaria é percorrer uma escola por semana. A Gerusa Costa está sendo a segunda a ser agraciada com o Guarda Faz Escola. A primeira foi a Escola Selma Bandeira, localizada no bairro do Benedito Bentes.
“É preciso incorporar essas ações para que o aluno sinta-se mais motivado a aprender. Já se pensou o tempo em que escola era apenas sinônimo de quadro negro e giz. Hoje, a meta principal é formar cidadãos para a sociedade”, disse a diretora-geral da Escola Gerusa Costa Lima, Maria de Jesus Leal da Silva.
