Obra consiste na implantação de 6,73 km de rodovia
Situado no Território Sul Sergipano, a 118 km da capital, o município de Itabaianinha é o maior polo exportador de cerâmica do estado. Para dar mais agilidade e segurança ao tráfego de veículos na região, o Governo Do Estado construiu o entorno, um investimento de R$ 11.796.607,16, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste).
Considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana já construídas no interior sergipano, o Rodoanel, como vem sendo chamado, está com 98% dos serviços concluídos, restando apenas o término da sinalização horizontal e vertical, além do complemento dos canteiros onde estão situadas as rótulas de acesso às rodovias estaduais que levam aos municípios vizinhos.
A obra consiste na implantação de 6,73 km de rodovia que atende ao padrão estabelecido para as novas estradas estaduais. São 9 metros de largura, sendo 6 metros de pista de rolamento e 3 metros de acostamento, sistema de drenagem pluvial, sinalização horizontal e vertical, além de três limpa rodas (leve camada de asfalto, variando entre cinco e dez metros) no início de três estradas vicinais perpendiculares à extensão do contorno.
Além da rodovia contornando todo o norte da cidade, o rodoanel é dividido em seis trechos, sendo que em cada um deles foi construída uma rótula, que dá acesso aos municípios de Arauá (1) SE-385, centro de Itabaianinha (2), Pedrinhas (3) SE-469, Riachão do Dantas (6) SE-287, Tobias Barreto (7) SE-290 e Tomar do Geru (8) SE-467, desviando do centro da cidade todo o tráfego de caminhões, carretas e veículos pesados, encurtando o percurso aos destinos pretendidos e garantindo mais segurança aos motoristas e transeuntes.
Corredor do progresso
Para o prefeito de Itabaianinha, Rubens Cardoso, o Contorno Norte impactará em boas e novas mudanças. “Só tem a real noção da grandiosidade dessa obra quem reside aqui. Além de ser o corredor do progresso, o rodoanel contribuirá para o trânsito da cidade e eliminará os transtornos causados pelo tráfego de veículos pesados, a exemplos de carretas bi-trem com cargas de milho e produtos cerâmicos por nossas principais ruas e avenidas, fazendo com que a Secretaria Municipal de Obras diminua os gastos com a manutenção que é feita constantemente, sem contar na facilidade do acesso à BR 101, ao município de Tobias Barreto e às cidades vizinhas”, declara.
Ele revela que os agradecimentos da população itabaiianiense aos gestores sempre serão poucos. “Podemos afirmar que somada a ampliação da rede de abastecimento de água e ao mercado municipal, essa é uma das mais importantes obras que o município recebeu nos últimos 40 anos. Somente o olhar focado para Itabaianinha fez esse sonho se tornar realidade. O saudoso Marcelo Déda lutou bastante para conseguir os recursos e o nosso governador Jackson Barreto junto à equipe da Seinfra se empenharam para que o cronograma fosse cumprido e hoje ela é uma realidade para todos”, enfatiza.
Residente na saída da cidade em direção à Rodovia SE-467, a dona de casa Jocineide Santos, 18 anos, diz que o Contorno Viário agradou a população. “Ficou muito bom, melhorou muito a passagens dos carros grandes e pesados, todo mundo com quem converso comenta que o trânsito dentro da cidade agora é outro, mais tranquilo, o governo está de parabéns”.
Estímulo de investimentos
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, o Contorno Norte já se configura como um dos maiores investimentos em mobilidade urbana do estado. “Essa obra proporcionará uma dinamização das cadeias produtivas e estimulará ainda mais os investimentos na região, visto que facilitará o acesso à BR-101, aos municípios sergipanos do território Centro Sul e ao estado da Bahia. Os trabalhos desenvolvidos em sua execução primaram pela excelência, uma vez que, mesmo com as constantes chuvas ocorridas na região nas últimas semanas, o sistema de drenagem comportou todo o volume de água recebido sem em nada comprometer a rodovia. Além disso, contribuirá de maneira ímpar para a mobilidade urbana da sede municipal, pois, todo o tráfego de veículos pesados realizado nas principais ruas e avenidas terá um outro percurso, proporcionando mais segurança e, melhorando assim a qualidade de vida dos munícipes”, afirma.
