Combater o analfabetismo e reduzir o índice de distorção idade/série tem sido um dos grandes desafios da Educação pública de Maceió. Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aderiu, no início da atual gestão, aos programas Se Liga e Acelera, resultado da parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Nesta quarta-feira (9), cerca de 200 educadores, entre coordenadores e gestores escolares, foram convocados a participar do I Encontro de Chamada de Foco, que aconteceu no auditório Paulo Freire, na Semed. A formação propôs uma reflexão sobre o desempenho dos alunos inseridos nos programas Se liga e Acelera, além do novo programa de gestão da alfabetização, também do Instituto Ayrton Senna, implantado nas escolas da rede a partir deste ano.
O principal objetivo do novo programa é apoiar as escolas para viabilizar a alfabetização de todos os estudantes até o 3º ano do Ensino Fundamental, como previsto no Plano Nacional de Educação. O programa de gestão da alfabetização já está sendo desenvolvido em 39 unidades de ensino, com um total de aproximadamente três mil estudantes inseridos.
