Gestores assinam convênio no Programa de Aquisição de Alimentos
Agricultores familiares do município de Olho D’Água das Flores foram beneficiados pelo governo do Estado, nesta quarta-feira (1º), com ações dos Programas Alagoas Mais Ovinos e Alagoas Mais Leite. A localidade foi contemplada com a inauguração de uma fábrica para a produção de polpa de frutas e doces e também com a assinatura de convênio no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
As ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) incluíram a entrega de três tanques de resfriamento para produtores de leite, 40 máquinas forrageiras e três botijões de armazenamento de sêmen, cada um com 500 doses já prontas para serem usadas, além de 175 ovelhas e seis reprodutores.
O município recebeu ainda cerca de 120 plantadeiras manuais e 12 arados para implantação de três bancos comunitários de ferramentas. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, todos os materiais estão agora sob responsabilidade das associações comunitárias, por meio de uma cessão de uso.
Além dos equipamentos, Olho D’Água das Flores ainda recebeu do governo do Estado mais duas motocicletas para uso dos extensionistas que prestam orientação aos agricultores.
Segundo o secretário de Agricultura do município, Silvan Roberto Farias, foram beneficiados com as ações, agricultores familiares das comunidades de Sítio Gato, Sítio Minador, Sítio Areia Branca, Povoado Pedrão, Sítios Mulatinha, Topo da Aroeira e Paredão dos Valérios, além das localidades de Samambaia e Camaratuba.
Fortalecimento da agricultura gera renda
A parceria entre Estado e município, Associações Comunitárias e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) tem como objetivo reestruturar as cadeias produtivas de leite, ovinos, produção de grãos e fortalecimento da comercialização dos produtos e a geração de renda também através do PAA.
“Trabalhando em conjunto – Estado e município – o desenvolvimento é maior. Há 30 anos que atuo na agricultura e nunca vi um trabalho como esse em benefício dos pequenos produtores”, revelou Silvan Farias, secretário de Agricultura do município, durante solenidade de entrega dos equipamentos.
Já o prefeito do município, Carlos André Paes Barreto dos Anjos, destacou a importância do momento para os pequenos agricultores do município e considerou que as ações em execução pelo governo do Estado, devem propiciar o desenvolvimento da região como um todo. “Estou muito feliz em vivenciar este momento”, declarou.
Jorge Dantas lembrou que o Programa Alagoas Mais Ovinos prevê a distribuição de 5 mil animais até sua finalização. Ele destacou também a qualidade dos reprodutores que estão sendo repassados às associações. Dantas reforçou ainda a ampliação da assistência técnica aos agricultores familiares e assegurou que, para os produtores de leite, a compra de toda a produção está assegurada pelo Programa Alagoas Mais Leite.
“Reforço a importância do associativismo, que traz mais força para o homem do campo”, completou.
Oportunidade contribui com o crescimento do município
Após a solenidade de entrega dos equipamentos e produtos do Alagoas Mais Leite e Alagoas Mais Ovinos, todos foram para o Sítio Areia Branca, onde foi inaugurado uma fábrica para a produção de polpa de fruta e doce, principalmente de caju, considerada a maior fonte de renda da comunidade, que já produz castanha com a marca “Origem do Sertão”.
“Vivemos um momento oportuno para a gente crescer com a agricultura, que é a nossa base. Para mim, o governo está mostrando seu potencial”, enfatizou o agricultor do Sítio Samambaia e um dos beneficiados com as ações, Gerson da Silva.
Para abrir o empreendimento, o governo do Estado entrou com a doação de mudas de caju, levando oportunidade para a região se tornar a maior produtora do Estado e, inclusive, já fornecer mudas para outras cidades de Alagoas e até para estados como Rio Grande do Norte e Ceará, conforme destacou o secretário Silvan Farias.
As ações executadas em Olho D’Água das Flores contaram ainda com o apoio do governo federal e proporcionaram mais alegria e esperança de dias melhores para os agricultores familiares do município, que comemora 57 anos de emancipação política nesta quinta-feira (2).
