O Programa de Pós-graduação em Matemática (PDMat) e o de Proteção de Plantas do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão receber R$ 30 mil cada um da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para a melhoria de sua infraestutura.
Os representantes dos programas, professores Krerley Oliveira, da Matemática, e Gaus Lima, da Agronomia, assinaram os temos de outorga na quarta-feira (5) na Fapeal.
No Instituto de Matemática (IM), o auxílio à pesquisa servirá para melhorar a infraestrutura científica do programa de doutorado em associação que o IM mantém com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio de instituições colaboradoras como o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Já no Ceca, os recursos serão utilizados para o aperfeiçoamento da estrutura física para atividades didáticas e de pesquisa destinadas ao Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas (mestrado e doutorado), como a reforma de um miniauditório, que poderá ser aproveitado para as aulas que contam com maior quantidade de alunos, além de receber as defesas de dissertações e teses dos estudantes de Agronomia e de outros cursos.
Outra estrutura que vai receber melhorias é o Laboratório de Microscopia, o que deverá atender a uma demanda estratégica do curso, pois esse equipamento é indispensável à área de proteção de plantas e muito utilizado por alunos e professores.
Além de ofertar vagas para processos seletivos convencionais (modalidade aberta ao público em geral), o programa tem ofertado vagas para processos de qualificação institucional, dos quais têm participado servidores de instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado, como a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
