×

Maceió

Programação especial comemora 109 anos do Teatro Deodoro, em Maceió

Teatro Deodoro completa 109 anos

O Teatro Deodoro, uma das principais casas de espetáculos e palco oficial do estado, chega aos 109 anos de existência. Para celebrar a data, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou uma semana de apresentações, de 11 a 17 de novembro, com espetáculos de teatro, dança, música, além de uma oficina para atores, que se inicia e termina antes, de 1º a 13 de novembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

“É muito gratificante e prazeroso poder celebrar os 109 anos do Teatro Deodoro, um lugar tão importante e representativo para a arte e a cultura de Alagoas. Todos os anos, a Diteal organiza a festa e convida artistas e público para comemorar o aniversário do Deodoro, um momento sempre muito especial”, disse a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

O Teatro Deodoro foi construído para materializar o sonho de progresso artístico vivido pela população e os governantes de Alagoas no início do século XX. No dia 11 de junho de 1905, era lançada sua pedra fundamental no Largo da Contiguiba, também conhecido como Largo das Princesas, no Centro de Maceió.

Em 1914, o Deodoro sofreu com a chegada do cinema, bem como outros teatros do país, sendo arrendado a uma firma comercial e transformado em cinema. Diante da reação dos alagoanos, não demorou a voltar à sua finalidade inicial.

A primeira reforma aconteceu em 1933, ficando fechado até meados de 1934. A ópera “A Toscana”, pela Companhia Lírica Italiana, marcou o reinício das atividades. Entre os anos de 1937 e 1939, foi transformado em depósito. Reincorporado ao patrimônio do Estado, em 1940 voltou às suas verdadeiras funções. O seu Salão Nobre já abrigou a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores de Maceió, a Justiça Federal e recepções do governo do Estado, além de servir às diversas manifestações artísticas de Alagoas.

Entre os artistas locais, o palco já recebeu nomes do teatro como Linda Mascarenhas, Pedro Onofre, Homero Cavalcante, José Márcio Passos, Otávio Cabral e Diva Gonçalves; grupos como a ATA, Cena Livre e Joana Gajuru; companhias de balé, a exemplo da Emília Clark, Eliana Cavalcanti, Emília Vasconcelos; artistas da música como Leureny Barbosa, Wilma Miranda, Zailton Sarmento, Ibys Maceioh, além de grupos como Clube do Jazz, Orquestras Sinfônica e Filarmônica.

“O Teatro Deodoro é um ícone do movimento artístico local, como também um equipamento imprescindível para a produção nacional. Celebrar sua fundação não é mera formalidade, mas um compromisso com o fazer artístico, a constatação segura de sua importância, como fonte inesgotável de possibilidades, unidade e integração através da arte”, observou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Confira a programação completa:

Dia 01 a 13 de novembro a partir das 18h30 – Oficina Teatro Contemporâneo – Poéticas do Século XXI, Cia Stavis Damaceno, Complexo Cultural Teatro Deodoro. Para os participantes previamente inscritos
Dia 11 de novembro, às 15h30 – Espetáculo A Missão, culminância do projeto Ballet a Serviço da Educação, parceria entre a Diteal e a professora e bailarina, Maria Emília Clark. Teatro Deodoro e a entrada gratuita.
Dia 12 de novembro, às 15h30 – Espetáculo: Afrobrasilidade, Aiê Orum, no Teatro Deodoro e a entrada gratuita
Dia 13 de novembro, às 15h – Concerto Superfantasticamente: Bis, Orquestra Filarmônica de Alagoas no Teatro Deodoro. Projeto Escola: R$ 20,00
Dia 14 e 15 de novembro, às 20h – Leitura dramatizada do espetáculo Homem ao Vento, resultado da Oficina Teatro Contemporâneo – Poéticas do Século XXI, com a participação de atores alagoanos e monitoramento da Cia Stavis-Damaceno no Teatro Deodoro e a entrada gratuita