×

Sergipe

Programação do terceiro dia do Natal da Gente Sergipana encanta público

O terceiro dia do 'Natal da Gente Sergipana', realizado pelo Instituto Banese juntamente com o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e com a promoção do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, trouxe atrações para todos os gostos. A programação, iniciada ao som de música antiga com apresentação da série “Patrimônio em Concerto” pelo grupo de música Renantique, seguiu com diversas atrações, ao mesmo tempo em que era possível fazer as compras de natal na 'Feirinha da Gente'.

Contribuindo ainda mais com a atmosfera natalina do evento, o grupo de teatro Imbuaça apresentou mais uma vez o espetáculo teatral 'Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino', arrancando muitos aplausos de adultos, jovens e crianças. Para o diretor do espetáculo, Iradilson Bispo, a cada dia de apresentação a felicidade é maior. “É muito gratificante sentir a satisfação do público ao prestigiar a nossa arte. Poder atingi-los independente da religião é o que nos move ao realizar esse espetáculo. Através dele e utilizando elementos da nossa cultura conseguimos resgatar o otimismo e a esperança. E essa é a nossa contribuição com o Natal da Gente Sergipana”, comentou Iradilson Bispo.

As músicas natalinas não ficaram de fora do 'Natal da Gente Sergipana e foram entoadas pelas Vozes do Banese, coral patrocinado pelo Banco do Estado e pela Banese Corretora, e constituído por um grupo de funcionários ativos do banco, aposentados, dependentes, além de funcionários do Banese Card. “Poder participar pelo segundo ano do Natal da Gente Sergipana neste espaço dedicado à cultura e à arte do nosso estado nos deixa muito felizes e orgulhosos em contribuir com a proposta desse evento”, afirma Jairo Melo, maestro do Coral Vozes do Banese.

Outras vozes, unidas a belíssimos acordes, encerraram esse terceiro dia de programação. O concerto natalino da Orquestra Jovem de Sergipe trouxe para o público um repertório composto por músicas clássicas, temas de filmes, música popular brasileira e canções tradicionais de natal. Realizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e Ministério da Cultura, e patrocinada pela Lei Rouanet, Sergas, Energisa e Almaviva, a orquestra tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes a iniciação e o aprimoramento musical.

Emocionar o público foi a promessa dos alunos da orquestra antes da apresentação. E a promessa foi cumprida. A engenheira Luciana Maciel foi surpreendida pela apresentação dos jovens que integram o projeto há apenas oito meses. “Eles são tão jovens e já tocam tão bem, estou impressionada. A apresentação foi fantástica, fiquei muito feliz em poder prestigiar esses futuros músicos”. Já entre eles, o que não faltou foi felicidade. Fabiana Costa, de 15 anos, integrante do Coro da Orquestra, ainda registrou a alegria em estar pela segunda vez se apresentando no Museu da Gente Sergipana. “A maior alegria que eu sinto é quando o público aplaude a gente. Essa é a segunda vez que a gente sente essa emoção aqui no Museu. Agradecemos muito a chance de voltar aqui pra mostrar o que aprendemos nesse tempo de projeto”.

A arte expressa pela música, pelo teatro e pelos artigos à venda na feirinha durante esses dias de Natal no Museu da Gente foram elementos fundamentais para levar ao público a diversidade cultural de Sergipe, segundo o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel. “A presença e interação do público durante esses dias mostra mais uma vez que a nossa cultura agrada e causa identificação com os diversos públicos. Montamos uma programação variada e diferente e poder perceber que estão sendo vistas e prestigiadas é muito importante. O resultado positivo nos mostra também que essa diversidade cultural do nosso estado não tem época para ser mostrada. Ela também combina com o Natal”.

A Feirinha da Gente é uma atração muito especial dessa programação, onde o público pode comprar artigos tradicionais e contemporâneos oriundos de Aracaju e de diversos municípios sergipanos, reunindo em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana. A artesã Juliana Krieger é uma das expositoras da feirinha. “Aqui nós podemos atingir um público diversificado, tanto os turistas como os sergipanos que vêm prestigiar as apresentações. A feirinha traz diferentes artistas e esse espaço é muito importante para divulgação esses trabalhos”, disse a artesã.

O prestígio do público é fundamental para o sucesso da programação, e a cada dia a quantidade de pessoas só tem aumentado. A dentista Marta Cabral estava muito satisfeita com tudo que assistiu. “Estou aqui desde a apresentação do Renantique e não estou arrependida em ter ficado até o final. A programação está ótima, comprei cordel na Feirinha da Gente, e prestigiei todas as apresentações. Essa Orquestra Jovem é um encanto, ainda mais assim com tão pouco tempo de existência e já tocando tão bem. Estou encantada e feliz, quero poder voltar amanhã”, completou Marta Cabral.

A programação encerra hoje, 12, com muitas atrações especiais. Além da Feirinha da Gente, das 16 às 20h, e do Auto de Natal, às 19, haverá uma oficina de Reisado, com Maurelina Santos e o Reisado da Mussuca, às 16h, no átrio do Museu da Gente. Já às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe irá abrilhantar a programação com a participação especial da mestre de cultura popular Nadir da Mussuca e da banda The Baggios.