×

Sergipe

Programação do Natal da Gente Sergipana segue com música

Mostra voltada para o público em geral, tem acesso gratuito

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda comemora desde o último dia 05 o encanto e a magia do natal. A celebração, denominada de 'Natal da Gente Sergipana' está recheada de manifestações tradicionais da cultura popular, teatro, música, feira, exposição e oficina realizadas pelo Instituto Banese juntamente com o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e com a promoção do Museu da Gente Sergipana. A programação, voltada para o público em geral, acontece no estacionamento do Museu da Gente e tem acesso gratuito.

Amanhã, 11, terceiro dia de programação, o público poderá apreciar apresentações de grupos musicais de diferentes estilos, mas com igual encantamento. O conjunto de música antiga Renantique abrirá a programação às 16h, expressando em melodias a série “Patrimônio em Concerto”. O grupo foi criado em junho de 1996 com o intuito de executar a música da Idade Média e Renascença, algo inédito em Sergipe. Tal iniciativa estava inserida no movimento de redescoberta da Música Antiga com interpretação e cópias de instrumentos de época. A série “Patrimônio em Concerto” é realizada em igrejas e museus de Aracaju e do interior do estado, na qual a Educação Patrimonial é enfatizada através de um historiador que apresenta o histórico do local em que o Renantique se apresenta.

Das 16h às 20h estará aberta a Feirinha da Gente. O espaço foi criado para a compra de presentes para familiares e amigos, o que também faz parte das tradições do período natalino. A feirinha reúne artesãos e pequenos produtores que irão comercializar artigos tradicionais e contemporâneos oriundos de Aracaju e de diversos municípios sergipanos, reunindo em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana.

O significado religioso do Natal também será celebrado pelo Museu da Gente através do espetáculo 'Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino', que será encenado às 19h. Produzido pelo grupo de teatro Imbuaça, a peça conta a história do nascimento de Jesus Cristo de forma lúdica e poética, utilizando elementos da cultura popular sergipana, nordestina e brasileira.

A música continuará presente através da apresentação do Coral Vozes do Banese, às 20h. Fundado em 1997, o coral é patrocinado pelo Banco do Estado e pela Banese Corretora, sendo constituído por um grupo de funcionários ativos do banco, aposentados, dependentes, além de funcionários do Banese Card. O grupo, além de se apresentar na rede de agências do Banese, tem feito participações marcantes em eventos locais e em outros estados.

A noite será encerrada com o concerto da Orquestra Jovem, às 20h30. A Orquestra Jovem é um projeto realizado pelo Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva. A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda e canto coral, abrindo portas para a profissionalização. O projeto atende meninos e meninas moradores do bairro Santa Maria, e as aulas são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).

No último dia de programação, 12, além da Feirinha da Gente e do Auto de Natal, acontecerá às 16h, oficina de Reisado, com Maurelina Santos e o Reisado da Mussuca, no átrio do Museu da Gente. Às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe irá abrilhantar a programação através de Concerto Natalino com a participação especial da mestre de cultura popular Nadir da Mussuca e da banda The Baggios.

O Museu da Gente Sergipana está localizado na Av. Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.