Até setembro deste ano, cinco empresas alagoanas terão, em sua estrutura, um Núcleo de Gestão da Inovação. Elas foram selecionadas pelo programa Sistemas Regionais de Inovação (SRI) e já recebem uma consultoria que visa a implantar, dentro delas, práticas inovadoras.
“A ideia é disseminar a cultura da inovação para que as empresas se tornem mais competitivas”, disse a coordenadora de Desenvolvimento Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), Eliana Sá, que também coordena o programa SRI em Alagoas.
Nesta segunda-feira, 15, o consultor em gestão da inovação Alexsandro Foyth, do IEL de Santa Catarina, e os empresários envolvidos no programa estão reunidos na Casa da Indústria Napoleão Barbosa para um momento de “homogeneização dos conceitos”. Ele vai falar de várias possibilidades de inovação, como tecnológica e não tecnológica, de produto, de processo e social.
“Nosso objetivo é que estas empresas tenham uma gestão estruturada na área de inovação, que tenham capacidade de desenvolver novos produtos, processos e que isso se reflita, consequentemente, num maior faturamento”, afirmou Alexsandro.
O empresário Mário Calheiros, da Apicultura Fernão Velho, trabalha com abelhas há 23 anos, fruto do trabalho que desenvolve no Cinturão Verde da Braskem, no Pontal da Barra, há 25. Em 1997, ele fundou a empresa com a certeza de que, se não inovasse, seria apenas mais um no mercado.
“Como pequeno empresário, a única maneira de avançar é inovar. Essa iniciativa é uma ferramenta para nos tornar diferenciados. Em nossa empresa, nós temos muitas ideias, porém, desorganizadas. Com essa consultoria, vamos estruturá-las, com uma visão de médio e longo prazos”, destacou Calheiros.
Além da empresa dele, recebem consultoria a Fika Frio, Glastec, Alsan e Hidrosolo. O programa SRI, executado no Estado pela Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O programa – O programa SRI disponibiliza mais de U$ 1 milhão em recursos que estão sendo liberados, em caráter piloto, para os estados de Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba. O valor é destinado ao aperfeiçoamento de projetos de inovação. Em Alagoas, o SRI é coordenado pela Fiea e conta com 19 parceiros, ligados ao governo, às instituições de ensino e ao setor privado.
