Nesta sexta-feira (22), gestores do Hospital Geral do Estado (HGE) se reuniram com a representante do Ministério da Saúde (MS), Valéria Pereira, para discutir a implantação do programa SOS Emergência na unidade hospitalar.
Neste primeiro encontro com os representantes setoriais do hospital, foi destacado o funcionamento do programa, suas diretrizes e passos necessários para a implantação. “O SOS Emergências vem mudando a realidade de hospitais de urgência e emergência brasileiros. Apesar do muito que precisa ser feito, as mudanças já estão reduzindo a lotação nos hospitais participantes, diminuindo o tempo de espera e dando assistência humanizada a quem precisa. Será um avanço extraordinário para a saúde em Alagoas,” falou Valéria.
O HGE foi selecionado para integrar o Programa SOS em outubro de 2012. O programa é uma ação estratégica do Ministério da Saúde, em conjunto com os gestores locais (estaduais e municipais) para qualificar o atendimento nas principais emergências do país. Integra a Rede Saúde Toda Hora, que engloba os serviços do SAMU 192, UPAS 24 horas, Salas de Estabilização e serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.
De acordo com a representante do MS, as medidas adotadas como o acolhimento e classificação de risco dos pacientes, gestão de leitos, monitoramento contínuo dos resultados possibilitam avançar no alcance dos objetivos do programa, que são melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera.
“O hospital contará com o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), formado por representantes do próprio HGE e da Secretaria Estadual de Saúde. Ele é responsável pela elaboração do projeto de enfrentamento às principais necessidades do hospital, além de qualificar a gestão, ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento”, explicou Valéria Pereira.
O governo federal disponibilizará R$ 3 milhões em equipamentos para o HGE e a Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca. Além do aporte financeiro para os equipamentos, a Rede também vai garantir o repasse de R$ 300 mil mensais para o custeio da qualificação do atendimento no HGE.
Entre as frentes de atuação, estão a ampliação de leitos de retaguarda, a melhoria da organização das equipes e do fluxo de atendimento, a qualificação dos serviços e a otimização do acolhimento e da classificação de risco.
