Aconteceu no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no mês de dezembro, a formatura de mais uma turma do curso de Encadernador e Acabador Gráfico. Os seis alunos concluintes são pessoas com deficiência intelectual e fazem parte do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI).
Além dos alunos, participaram da solenidade de formatura o diretor das unidades operacionais do Senai/AL, Marcelo Carvalho; a coordenadora do PSAI em Alagoas, Nívia Maria Carvalho de Andrade; a coordenadora de educação do CFP-GP, Maria Zenilda Nascimento de Sirqueira; o líder da área do setor de Artes Gráficas do CFP-GP, Juarez de Albuquerque Lopes; instrutores do curso; familiares dos formandos e representantes da Escola Wandete Gomes de Castro, parceira do Programa.
Desenvolvido nacionalmente, com o apoio do Departamento Nacional do Senai, o PSAI visa a proporcionar a inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) em cursos regulares do Senai para que todos possam ter oportunidades de entrar no mercado de trabalho e de crescer socialmente, além de auxiliar a Indústria a cumprir a Lei de Cotas, estabelecida pelo Governo Federal.
“Através do PSAI, promovemos a educação profissional para o público vulnerável, especialmente no que se refere à inclusão das Pessoas com Necessidades Especiais, cumprindo o princípio de fazer educação profissional para todos”, destacou a coordenadora do Programa em Alagoas.
O curso, que já está na sua quarta turma, tem a duração de aproximadamente cinco meses e carga horária de 464 horas. “É gratificante observar o progresso desses alunos. Temos como exemplo o colaborador Adriano Nascimento de Oliveira, um dos nossos operadores de acabamento gráfico que foi formado na primeira turma do PSAI”, ressaltou o líder da área do setor de artes gráficas do CFP-GP.