O Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com a nutricionista Samara Pereira, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Rede de Atenção Primária (REAP), está realizando nas Unidades de Saúde da Família (USF), rodas de conversa com os profissionais de saúde. A ação já aconteceu nas USFs Manoel de Souza Pereira e João Bezerra com o objetivo de debater sobre os cuidados que devem ser tomados com as crianças que forem detectadas com alteração nutricional durante as ações do PSE.
Para a referência técnica do PSE, Ilziney Simões, foram apresentados aos profissionais os “10 Passos para uma Alimentação Saudável”. “Nós mostramos aos alunos a ter uma alimentação balanceada e expomos o ‘Projeto Educação Nutricional para Pais e Filhos', que é dividido em três momentos: o primeiro com os alunos que detectamos alguma alteração nutricional, o segundo com os pais e o terceiro com os educandos e os pais”.
Ilziney ainda explica que o objetivo deste projeto é alcançar todas as unidades. “Inicialmente realizamos nas USF Manoel de Souza e João Bezerra durante o mês de setembro e outubro. Essas USFs serviram como um projeto piloto para depois alcançarmos as demais Unidades de Saúde”, diz.
Segundo a nutricionista Samara Pereira, esse projeto visa restabelecer o estado nutricional normal dos educandos avaliados e esclarecê-los, juntamente com seus pais, sobre a importância da alimentação saudável e as mudanças de hábitos alimentares.
De acordo com a Enfermeira do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), Laíse Félix, esse projeto será desenvolvido com os alunos identificados com alteração nutricional durante a avaliação antropométrica e a análise do índice de Massa Corporal (IMC).
“Os alunos das escolas que fazem parte do PSE dessas duas Unidades de Saúde, caso não consigam ter resultado positivo na situação nutricional ou que necessitem de um atendimento especializado, o PSE firmou parceria com o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do adolescente (Cemca), disponibilizando atendimento com endocrinologista e nutricionista. Tudo será feito quinzenalmente com consulta previamente agendada”, explica a enfermeira.
