As coordenações de Promoção e Educação em Saúde (Copes) e do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram, nesta sexta-feira (18), no auditório da PGM, uma capacitação direcionada aos professores de educação física das 176 escolas públicas – estaduais e municipais – de Maceió pactuadas no Programa.
A atividade – que está sendo aplicada para todos os profissionais das áreas que integram o PSE e já foi realizada para nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros – teve como objetivo estimular os professores de educação física a se engajarem às ações já desenvolvidas pela equipe intersetorial do Programa no ambiente escolar, indo além do exercício físico.
“Todas as ações do PSE este ano estão com o foco voltado ao tema ‘Alimentação Saudável’, por isso, temos buscado integrar ainda mais as áreas afins, ampliando a abrangência das ações nesse sentido”, afirmou a coordenadora do PSE, Rosiane Brito.
No caso dos professores de educação física, o intuito é capacitá-los para complementar a atividade física com a avaliação antropométrica (medição de peso e altura) dos alunos, para a definição o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada estudante. Segundo a coordenadora, a partir da antropometria será possível verificar se algum aluno apresenta problemas que precisam ser trabalhados, como sobrepeso ou subnutrição, encaminhando-os para acompanhamento na unidade de saúde mais próxima da escola.
“Além disso, estamos procurando capacitar e incentivar os professores para que atuem também como fomentadores de hábitos saudáveis, por meio de palestras educativas e orientações, somando novas competências às atividades que desenvolvem no cotidiano da escola”, reforça Rosiane.
Outra abordagem realizada durante a capacitação foi a importância do preenchimento das Fichas de Atividade Coletiva, formulário onde são registrados os dados obtidos na avaliação dos alunos e qualquer alteração que seja constatada. São os dados do formulário – que inclui o nº do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) de cada estudante avaliado – que, depois de inserido no Sistema de Informações e-SUS, resultam em estatísticas e subsidiam novas ações e políticas a serem implementadas nessa área pelo Ministério da Saúde. O documento é utilizado ainda para os encaminhamentos que se façam necessários na área da saúde.
