O prefeito Cícero Almeida já sancionou a lei municipal que institui o Programa Recomeço, cujo objetivo é ajudar dependentes químicos recuperados do vício a ingressarem no mercado de trabalho. A ideia é incentivar as entidades privadas, que recebam recursos públicos do município, a destinar vagas de trabalho para os jovens inscritos no projeto.
O programa Recomeço será gerido por diversos órgãos do município, como as secretarias do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc); Infraestrutura (Seminfra); e de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp).
Serão beneficiados os dependentes químicos já recuperados e atendidos por estabelecimentos especializados nesse tipo de tratamento, reconhecidos pelas autoridades de saúde. A Prefeitura fará uma série de ações para garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho, como capacitação e treinamento para o cargo oferecido pelas empresas, além de acompanhamento e supervisão pedagógica e psicossocial.
A meta do programa é que 5% das vagas de trabalho sejam destinadas aos dependentes químicos já recuperados entre as entidades que aderirem ao projeto por meio de convênio.
E no caso de desligamento do beneficiário, a entidade parceira deverá comunicar o caso à Semtabes num prazo máximo de até 24 horas. A substituição ficará a cargo da Coordenação das Comunidades Terapêuticas do programa.