×

Penedo

Penedo Vivo e Mais Verde vence Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Penedo por meio do Programa Penedo Vivo e Mais Verde conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira, 13, em Maceió, com a participação de representantes dos 21 municípios alagoanos que tiveram iniciativas analisadas e selecionadas por comissão do Sebrae Alagoas, políticas públicas finalistas nas nove categorias da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Ronaldo Lopes lança campanha de coleta seletiva de lixo e educação ambiental

O prefeito Ronaldo Lopes e o secretário municipal de Educação Luciano Lucena participaram da solenidade que comprova o sucesso do Penedo Vivo e Mais Verde.

“Esse trabalho é fundamental para o meio ambiente e para conscientizar as novas gerações sobre o que podemos fazer para reduzir o descarte de material que pode ser reciclado, envolvendo as nossas escolas e a ASSOCIAÇÃO Recicla PENEDO para alcançar resultados cada vez melhores”, destaca o prefeito penedense.

Apresentado em maio de 2025 aos diretores das unidades de ensino da rede pública municipal, o programa  saltou de menos de 500 quilos de material reciclável recolhidos nas escolas e creches em seu primeiro mês de funcionamento para mais de 31 toneladas no final do ano passado.

Penedo Vivo e Mais Verde recolhe mais de 4 toneladas de material em um mês

O trabalho de conscientização e coleta seletiva envolve diretamente a comunidade escolar, inclusive familiares dos estudantes, e a Associação Recicla, instituição responsável por recolher o material das unidades de ensino e também dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) localizados em praças e logradouros públicos da cidade.

Outro fator positivo é a redução de itens que podem ser reaproveitados e são descartados como lixo, reduzindo inclusive custos do município para transportar todo lixo doméstico que é levado para a estação de transbordo da Prefeitura de Penedo e deste local para o aterro sanitário localizado em Craíbas, no Agreste alagoano.

Programa Penedo Vivo e Mais Verde ganha plataforma digital

Secom – PMP