O Programa Nossa História da Secretaria Especial da Cultura – SECULT, órgão vinculado ao Ministério do Turismo selecionou escolas municipais de Educação Básica para receber os leitores digitais. Será distribuído 10 equipamentos por escola, independentemente da quantidade de alunos matriculados.
Os critérios para escolha das Escolas Municipais serão por meio de indicadores oficiais socioeconômico e de desenvolvimento do nível de educação, principalmente o IDH do Município.
“A literatura é a própria cultura encarnada, é vida humana em linguagem mística. Importante programa para resgatar a nossa história”, disse o Secretário Especial da Cultura Mario Frias.
Os leitores digitais são considerados uma ferramenta ecológica, considerando o menor consumo de livros físicos e, consequentemente, de papel. Deve-se considerar também a durabilidade deste equipamento, o qual demanda pouca manutenção. E mesmo na recarga ele é eficiente, pois a bateria dura semanas mesmo com leituras diárias.
Deste modo as escolas de ensino municipais poderão ter acesso a acervo de livros sem necessitar comprometer a sua estrutura física.
Para o Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, “A linguagem de uma cultura de um país é uma linguagem literária. Importante ferramenta para ajudar as nossas crianças a conhecer a história do nosso país”, afirmou.
Distribuição
Foram atendidas 308 escolas e distribuídos 3080 leitores digitais, em 31 municípios, nas cinco regiões do país.
Região Norte
6 Municípios Beneficiários
4 estados contemplados
99 Escolas atendidas
990 equipamentos distribuídos
Região Nordeste
5 Municípios Beneficiários
2 estados contemplados
82 Escolas atendidas
820 equipamentos distribuídos
Região Centro Oeste
6 Municípios Beneficiários
2 estados contemplados
35 Escolas atendidas
350 equipamentos distribuídos
Região Sudeste
7 Municípios Beneficiários
2 estados contemplados
59 Escolas atendidas
590 equipamentos distribuídos
Região Sul
7 Municípios Beneficiários
2 estados contemplados
33 Escolas atendidas
330 equipamentos distribuídos
O Programa Nossa História contou com um aporte inicial de 2 milhões de reais, o objetivo é atender todas as escolas de educação básica do país. O programa é mais uma ação da SECULT que comemora o Bicentenário da Independência.