As médicas cubanas, Amarilys Romeu, Alane Regalado e Alícia Tintore, ao lado da secretária de Saúde e da coordenadora de Atenção Básica
O programa federal – Mais Médicos – tem por objetivo suprir a carência da Atenção Básica em todo o País. E em sua segunda etapa, Alagoas foi contemplada com 41 médicos cubanos. Do total, três profissionais virão para Penedo. Em Alagoas desde o último sábado (26), os médicos estão passando por capacitação e instruções em Maceió, com o intuito de conhecer a estrutura do Sistema Único de Saúde.
“Neste primeiro contato, chamado de ‘Acolhimento’, membros das secretarias de Saúde das 22 cidades contempladas participam com os cubanos de oficinas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Momento que os técnicos da Sesau apresentam o Plano Diretor de Regionalização (PDR), a situação atual das Redes de Atenção à Saúde em Alagoas. Além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e de Assistência Farmacêutica”, explicou a coordenadora de Atenção Básica de Penedo, Camyla Athaide.
Neste encontro que aconteceu nesta terça-feira (29), as médicas generalistas: Amarilys Romeu Gomes, Alane Regalado Barroso e Alícia Tintore Tame, conheceram os representantes de Penedo, onde vão atuar.
“O nossa cidade vai contar a partir de segunda-feira (04), com o apoio de três médicas cubanas. Na manhã de quinta-feira (31), voltaremos à Maceió, para outro encontro e um almoço com os 41 profissionais estrangeiros. Após, estaremos trazendo elas para a cidade. E na sexta-feira (1º), as médicas irão conhecer o seus locais de trabalho”, acrescentou a coordenadora.
Ficou definido com a Secretaria de Saúde de Penedo, que as médicas generalistas vão atuar cinco dias por semana, segundo os critérios do programa, nos povoados Cooperativa, Santa Margarida e Capela.
Cidades contempladas
Nesta segunda etapa do programa, 41 profissionais cubanos vão trabalhar em 22 cidades alagoanas: Arapiraca, Canapi, Colônia Leopoldina, Craíbas, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Maragogi, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Olho D´agua das Flores, Pão de Açúcar, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Taquarana, Água Branca e Traipu.
