Foi realizada, nesta quinta-feira (6), uma oficina de capacitação e elaboração sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas, onde os diretores das escolas públicas situadas em áreas de vulnerabilidade social puderam conhecer do plano Juventude Viva em Alagoas. Representantes de Arapiraca, União dos Palmares, Marechal Deodoro e Maceió estiveram no encontro, que aconteceu no Memorial à República.
A secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, falou sobre o programa. “No plano Juventude Viva, teremos educação, cultura, esporte, direitos humanos, infraestrutura, políticas públicas de uma forma geral, mas o que é focado pelo ministério é a questão da cultura, esporte e educação. Temos que ter o maior respeito pelas cidades que fazem parte do plano, mas principalmente por vocês, diretores e diretoras das escolas, que irão ter um papel fundamental nesse programa”, afirmou.
A diretora da Escola Otacílio Holanda de Andrade, que fica no Tabuleiro dos Martins, Adriana Mello, falou sobre a importância deste encontro. “Nossa juventude está um pouco perdida e com essa ação daremos um norte para os jovens, levando cultura e fazendo renascer a questão dos bairros. Essa capacitação nos ajudar a elaborar melhor os projetos para os nossos jovens”, afirmou.
Os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas consideram a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais. São nove eixos para incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.
A secretária executiva do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva, Vânia Menezes, ficou a cargo de explicar detalhadamente como funciona o Plano Juventude Viva. Ela disse que os diretores e todos os membros das escolas são essenciais para o bom andamento do projeto. “Isso depende de vocês que estão no dia a dia com os jovens, que às vezes passam mais tempo ao lado deles do que a própria família. O plano Juventude Viva está no começo, mas algumas ações já foram implantadas e vocês serão importantíssimos para o bom andamento do programa 'Mais Cultura nas Escolas”, reforçou.
O programa Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria Minc e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil e pretende apoiar projetos com valores entre R$ 20 e R$ 22 mil.
