O projeto Juventude Empreendedora será lançado oficialmente em Alagoas nesta sexta-feira (29). A solenidade será efetuada, às 10h, no salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares.
O projeto vai selecionar cinco mil jovens que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo. Visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal.
Os jovens, entre 18 a 29 anos, serão selecionados em todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter concluído ou está cursando o último ano do ensino médio.
Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. Dez por cento desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria de Estado do Trabalho.
Cerca de 500 projetos mais viáveis receberão assistência técnica do Sebrae Empreendedor Individual (SEI) e vão receber da Desenvolve (Agência de Fomento do Estado) um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil, que seja necessário para o negócio.
Para o secretário de Trabalho e Emprego, Joaquim Brito, a iniciativa em Alagoas vai oferecer oportunidade única para os jovens que queiram montar negócio próprio com suporte técnico e financiamento.
“Acreditamos que teremos boas propostas de negócios ao fim do curso e aqueles mais factíveis serão contemplados com apoio do Governo de Alagoas”, declarou Joaquim Brito.
