O programa IZP no São João de Alagoas desta quinta-feira (28) discute o legado de Luiz Gonzaga. Participam desta edição o professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elder Maia, o programador musical da Educativa FM Givaldo Kleber e o forrozeiro Tião Marcolino, acompanhado do percussionista Xexéu. O programa vai ao ar das 8h40 às 9h40, pelas rádios Educativa FM e Difusora.
Além de um repertório musical repleto da obra de Gonzaga, os ouvintes vão conferir uma homenagem do forrozeiro Genaro. Também serão exibidos trechos de entrevistas realizadas na capital pernambucana durante o ensaio final para a abertura oficial do São João de Recife, que prestou homenagem aos 100 anos de Gonzaga. Foram entrevistados o instrumentista Marcelo Caldas, o cantor e compositor pernambucano Publius e o músico e pesquisador Salatiel de Camarão.
A série de programas especiais vai ao ar até esta sexta (29) na Educativa FM e na Difusora, oferecendo aos ouvintes um animado bate-papo com forrozeiros, instrumentistas, poetas populares e pesquisadores, além de muito forró. O programa conta com o apoio da Casa das Tintas, Cuscuzeria Café, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e Governo de Alagoas, além da colaboração dos blogs Forró Alagoano e Balaio de Fatos.
A apresentação é do jornalista e radialista Marcos Guimarães, com participação do pesquisador Ivan Barsand e produção da Ascom/IZP. No blog izpnosaojoaodealagoas.blogspot.com.br, os ouvintes podem participar das edições enviando comentários, conferindo os bastidores dos programas, além de concorrer a prêmios.
Baião
O 11º programa da série ‘IZP no São João de Alagoas’, que foi ao ar nesta quarta-feira (27), destacou o baião, gênero difundido por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Esta edição contou com a presença do professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elder Maia, do músico Tião Marcolino e dos Seresteiros da Pitanguinha.
Os seresteiros apresentaram, junto com o músico e sanfoneiro Tião Marcolino e com o instrumentista Xexéu, um repertório de canções de Gonzagão, além de canções autorais do grupo. Eles aproveitaram a oportunidade para divulgar seu evento junino que acontece nesta próxima sexta (29), às 21h, na praça do bairro da Pitanguinha. Já o músico Tião Marcolino falou sobre sua agenda de shows e seus últimos trabalhos.
O professor Elder Maia, além de falar sobre sua pesquisa intitulada Sociologia de um Ritmo: o Baião, recentemente premiada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), fez um breve histórico sobre o baião e falou da importância social e cultural deste gênero musical para a formação de identidade.
