×

Cultura

Programa Ibermedia divulga vencedores da Convocatória 2017

O Programa Ibermedia anunciou o resultado de sua convocatória 2017. Ao todo foram 110 projetos selecionados, sendo 51 na Chamada Pública de coprodução e 59 na de desenvolvimento. O Comitê Intergovernamental do Ibermedia se reuniu na quarta-feira, 6 de dezembro, em San José, na Costa Rica, durante o Festival Internacional de Cinema da Costa Rica. Foi a primeira vez que o encontro contou com a participação de um representante da Itália, como país convidado. A ANCINE foi representada pela Assessora Internacional, Ana Julia Cury Cabral.

Entre os contemplados no edital de coprodução estão três projetos apresentados por empresas brasileiras: “Señoritas”, da Vilarejo Filmes, em parceria com a Home Filmes (México); “Obreiro”, da Desvia Produções, em parceria com a BuenaVentura Producciones (México) e a Snowlobe (Dinamarca); e “O clube dos anjos”, da Sobretudo Produção Audiovisual em parceria com a Dezenove Som e Imagem e a Ukbar Filmes (Portugal).

“O clube dos anjos”, com direção de Ângelo Defanti, já havia sido contemplado na última edição do edital de coprodução Brasil-Portugal, realizado pela ANCINE e pelo ICA/IP – Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal. Já “Obreiro”, novo projeto de Gabriel Mascaro, foi um dos contemplados na edição 2017 do edital binacional com o Uruguai, organizado pela ANCINE e pelo ICAU – Instituto de Cinema y Audiovisual, do Uruguai.

Outros sete projetos entre os aprovados, apresentados por produtoras da Colômbia, Chile, Equador, Itália, Portugal e Uruguai, também contam com empresas brasileiras como coprodutoras.

Confira aqui a lista dos 51 longas-metragens vencedores na Chamada Pública de apoio à coprodução do Programa Ibermedia 2017.

Na Chamada Pública de apoio ao desenvolvimento de projetos, o Brasil, com 8 filmes, foi o país com o maior número de selecionados: “Quando minha vida era minha vida”, da Cinematográfica Superfilmes; “Tia Virgínia”, da Roseira Filmes; “Fim da primeira parte”, da Planetario Filmes; “Amici, Cinema Italiano e Cinema Brasileiro”, da Olhar Femminino Produções; “Caminho Aberto”, da Estrangeira Filmes; “Casarão”, da Novelo Filmes; “Doce Inferno na Galáxia”, da Neoplastique Entretenimento; e “Viúvos”, da Barry Company Produções Audiovisuais.