×

Cultura

Programa IberCultura Viva lança site e redes sociais

IberCultura Viva é um programa de cooperação técnica e financeira intergovernamental

Se a cultura é fundamental para transformar realidades, por que não fazer com que o Estado reconheça, no lugar onde ocorrem, iniciativas da sociedade civil realizadas nessa área? A esse revolucionário conceito de política pública, que vem ganhando cada vez mais adeptos na Ibero-América, deu-se o nome de cultura viva comunitária. Por que viva? Porque é pulsante, mutante, diversa. Por que comunitária? Porque é na comunidade que surge, que se organiza.

Para mostrar o que vem sendo feito em termos de cultura de base comunitária nos países ibero-americanos, o programa IberCultura Viva acaba de lançar um site, uma página no Facebook e uma conta no Twitter. O conteúdo é produzido em dois idiomas, português e espanhol.

Além de notícias relacionadas ao tema, lançamento de editais e agenda de encontros de cultura viva, o site e os perfis nas redes sociais trarão histórias de experiências bem-sucedidas e/ou inovadoras de Pontos de Cultura (ou ações congêneres) nos países membros do programa. Podem ser histórias de projetos ou de pessoas ligadas a eles. O objetivo é valorizar e dar visibilidade a ações que vêm ajudando a mudar a realidade de milhares de comunidades da região.

Sobre o Programa

O IberCultura Viva é um programa de cooperação técnica e financeira intergovernamental. Vinculado à Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), tem o apoio administrativo da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI Brasil) e o apoio técnico da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC). Os 10 países membros são: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.