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Maceió

Programa Formação pela Escola encerra trabalhos de 2010

Monitoramento e controle social dos recursos da educação é o foco do programa Formação pela Escola, que teve, nesta semana, o encerramento dos trabalhos desenvolvidos em 2010. O evento aconteceu no Auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), e contou com a participação de diretores, professores, pais de alunos e colaboradores do órgão.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distancia, que é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação a Distância (SEED). Seu objetivo é oferecer aos cidadãos a oportunidade de conhecer quais os recursos que financiam a educação básica.

Para Tereza Neuma, coordenadora estadual do programa, os cursistas podem avaliar o funcionamento das ações financiadas pelo FNDE nas escolas, realizando um controle social dos recursos utilizados. Ela afirma ainda que é possível fazer uma analise do conteúdo com a realidade que eles vivenciam no espaço educativo.

Rosecleide Ferreira, tutora do programa também enfatiza: “a participação no projeto vai oportunizar a obtenção de conhecimento pelos cursistas, que terão clareza do desenvolvimento educacional, permitindo que estes opinem nas ações das escolas”.

O programa Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas, realizados em duas fases, a distância, através do material didático oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, e presencial, que acontece em dois momentos específicos, no início e no encerramento do curso para socialização e troca de experiências. Cada módulo possui tutores que acompanham os cursistas no seu processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e motivando-os.

A perspectiva é que, ao final do programa, os cursistas tenham refletido sobre a importância e a necessidade da participação efetiva nas decisões a serem tomadas no cotidiano escolar, buscando um compromisso coletivo, que objetiva resultados significativos na educação. “Numa abertura de participar de fato junto com a escola, do fazer democrático participativo”, afirma Neide Barbosa, tutora do programa.