Com o objetivo de profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla de Maceió, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, em parceria com o Sebrae Alagoas, lança oficialmente o Programa Economia da Praia, na próxima terça-feira (24), às 17h, na sede da instituição financeira. Durante evento de lançamento o projeto será apresentado para os principais envolvido, além das ações que serão realizadas durante o ano.
O programa Economia da Praia garante a profissionalização e a formalização dos prestadores de serviços da orla, além de capacitação para os donos de microempresas e empreendedores individuais que atuam no entorno das praias.
O objetivo, segundo a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, é capacitar os comerciantes desde questões financeiras à preservação do meio ambiente. “Eles vão aprender a gerir os seus próprios negócios, manipular os alimentos de forma segura, preservar o meio ambiente, e, principalmente, atender aos turistas com qualidade”, detalhou.
De acordo com a analista, além de trabalhar as questões financeiras e sociais, a Desenvolve vai garantir apoio creditício aos comerciantes. “Estaremos disponibilizando, a partir da formalização desses trabalhadores, uma linha de crédito customizada, ou seja, adequada às necessidades do setor produtivo”, enfatizou.
Já o Sebrae Alagoas será o responsável pela qualificação e treinamento dos profissionais. “Vamos oferecer suporte técnico com consultorias e capacitações voltadas, principalmente, para a preservação ambiental”, explicou a gerente de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, Vanessa Rocha.
Além da Desenvolve e do Sebrae Alagoas, o programa conta com a participação da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e do Maceió Conventions.