O secretário Gustavo Pontes de Miranda, titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), convocou uma reunião nesta quarta-feira (2), na sede do órgão, para definir o novo fluxo estadual para o Programa de Transplante de Fígado em Alagoas. O encontro contou com a participação do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia; do diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; e do médico cirurgião Filipe Augusto Porto, integrante da equipe que já realiza os procedimentos no Estado.
O Hospital do Coração Alagoano já é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer os procedimentos e passa a realizar integralmente o atendimento para os pacientes. O ambulatório iniciará as atividades a partir da próxima segunda-feira (7), com toda a infraestrutura necessária, desde a inscrição dos pacientes na lista estadual de transplantes, passando por consultas, até o acompanhamento após o procedimento.
Gustavo Pontes de Miranda enfatizou o compromisso do Governo Paulo Dantas em ampliar o número de transplantes na rede estadual de saúde, além de oferecer o suporte necessário para as pessoas que mais precisam. “O acompanhamento dos transplantes de fígado em Alagoas iniciará a partir do dia 7, com o ambulatório e a transferência dos pacientes para o Hospital do Coração Alagoano. Todos os atendimentos, inclusive os pós-operatórios, que já foram realizados, já ocorrerão na unidade”, disse o titular da Sesau.
Atualmente, um paciente está cadastrado na lista para o transplante de fígado e outros aguardam exames para ingressar na lista de espera pelo órgão. O secretário de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, reforçou também que todo o suporte necessário será oferecido para os pacientes. “Nós já estamos com todos os equipamentos e todo o material necessário, inclusive os medicamentos, para que os que já foram transplantados e os que serão submetidos ao procedimento no futuro, possam ter o melhor tratamento possível dentro do Hospital do Coração”, frisou Eder Correia.
O reconhecimento da unidade estadual com todos os crivos do Ministério da Saúde para a realização de transplante hepático demonstra o quanto ela possui o suporte para o procedimento de alta complexidade. “A equipe é extremamente técnica, competente e especializada e deixa a mensagem para a população alagoana de que é um hospital que hoje presta um serviço de excelência para a comunidade, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado e também do governador Paulo Dantas, visando a implementação desse serviço no Hospital do Coração Alagoano”, pontuou o diretor do hospital, Otoni Veríssimo.
Por fim, o cirurgião Filipe Augusto Porto, integrante da equipe Programa de Transplante de Fígado de Alagoas, também destacou a continuidade do serviço de tamanha relevância para o Estado. “Eu quero tranquilizar a sociedade alagoana que o nosso serviço irá continuar. Agora, a partir da próxima semana, integralmente no Hospital do Coração Alagoano, que é 100% SUS, com a parte ambulatorial e também a cirúrgica. Então, o serviço continua”, assegurou.
Agência Alagoas