Pelo menos 150 crianças de três a cinco anos, da Escola Municipal Maria do Socorro Tavares de Lima e Silva, se formaram na tarde desta sexta-feira (13), no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Poerd Infantil, executado pela Polícia Militar de Alagoas (PM). A solenidade de formatura aconteceu na Escola Estadual Benedito de Moraes e contou com a presença da coordenadora do Programa, tenente coronel Valdenize Ferreira Lima.
Durante um mês, os alunos tiveram aulas educativas com a policial Lisane Leite, sobre prevenção às drogas, comportamento, cuidado no trânsito, entre outros. “O curso voltado para essa idade é bem lúdico. Passamos um mês, duas vezes por semana, ensinando a essas crianças como se comportar em casa, educação no trânsito, prevenção contra as drogas, tudo isso com teatro, cartazes, músicas e jogos”, explicou Valdenize.
Durante a solenidade, que ainda contou com a presença de pais e familiares, os alunos receberam certificados de conclusão de curso. O formando Eliezer Junior Pimentel, de 5 anos, disse que o curso foi muito bom e que, durante esse mês, aprendeu que é importante respeitar os pais. “Aprendi que devo respeitar meus pais, não aceitar bombom de estranhos na rua e nem entrar na casa de pessoas que não conheço. O curso foi muito legal”, disse o estudante.
A diretora da escola, Lilian Ferrari, ressaltou que o curso ainda ensina as crianças a como se comportarem diante de situações de perigo. “Ensinamos a eles como se comportarem em situações de assalto, os números úteis (bombeiros, polícia, etc.), como se comportar se estiver sozinho em casa, quem pode tocá-los, entre outros”.
Segundo a tenente coronel Valdenize, quase 20 mil crianças foram formadas no Proerd e cerca de 2 mil ainda concluirão o curso esse ano. “Essas crianças estão aprendendo a valorizar a vida, por meio da prevenção das drogas. Muitos deles vivem em bairros de alta vulnerabilidade e estamos ensinando, desde cedo, que eles devem seguir o caminho do bem”, explanou.
A mãe de um dos formandos, Andréa Oliveira, se mostrou satisfeita com o resultado do curso. “Eles aprenderam a dizer não às drogas. Achei muito interessante o modo que milha filha chegou a casa contando tudo que foi ensinado, nos contando como ligar para a polícia, o que fazer se algum estranho falar na rua. Foi muito proveitoso”, finalizou.
