Programa dispõe de cinco cursos
Ampliar o conhecimento dos profissionais médicos e contribuir para o fortalecimento da assistência no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Esses são alguns dos objetivos do Programa de Residência Médica do Huse que, desde quando foi criado em 2007, já formou 36 médicos especialistas no maior hospital referência para alta complexidade do estado.
Ao todo, o Programa dispõe de cinco cursos e oferta 32 vagas anuais: (8) Cirurgia Geral, (8) Pediatria, (8) Clínica Médica, (4) Cirurgia do Trauma, (4) Neonatologia.
“O programa de Residência Médica oferta as especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia do Trauma que acontecem no próprio Huse. Já a residência médica de neonatologia acontece na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade referência ao atendimento ao bebê prematuro dentro que é habilitada pela Comissão de Residência Médica do Huse (Coreme/Huse)”, explica o coordenador de Coreme/Huse, Fábio Alves.
Desde 2013, o Programa de Residência Médica conta com a parceria da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
“A Funesa é responsável pela prestação de apoio logístico que contribuem para operacionalização do Programa de Residência Médica no Huse”, afirma Fábio Alves.
Ainda de acordo com o coordenador, “por ser uma unidade hospitalar de grande porte, o Huse oferta à população grandes serviços em saúde, o que proporciona ao profissional médico, que segue em fase de especialização, uma maior vivência da realidade dentro da linha de atuação. Isso agrega valor ao conhecimento e promove a interação entre os médicos residentes e o corpo clínico do Huse. Vale ressaltar que muitos médicos que atuam na Rede Hospitalar Estadual são egressos das especializações do Programa de Residência Médica ofertadas pelo Huse”.
O Programa de Residência Médica o Huse obteve título de Hospital-Escola. “Durante dois anos, os médicos atuam na própria unidade, conhecendo ainda mais a realidade local, mas sempre atuando dentro das diretrizes pactuadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). Os médicos são orientados por preceptores de diversas instituições de ensino e pesquisa, a exemplo do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. Nosso foco é ampliar os conhecimentos dos profissionais, e ainda, fortalecer a assistência ofertada dentro dos hospitais, garantindo assim o bem-estar do paciente”, finaliza Fábio Alves.
