Pensando em promover a segurança das classes mais baixas do Estado, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas vem trabalhando em um Programa de Microsseguros, que será lançado em parceria com instituições nacionais e internacionais. Nesta semana, o projeto foi apresentado para representantes das cooperativas de crédito do estado.
O programa visa assegurar a situação financeira da população pertencente à base da pirâmide social, em casos de acidentes ou morte, através de microsseguros adaptados às necessidades e capacidade de pagamento dos interessados.
Para a coordenadora de Microfinanças da Desenvolve, Catalina Velásquez, o programa será, inicialmente, trabalhado em conjunto com os demais projetos da Agência. “A ideia é iniciar o programa com os beneficiários das Cooperativas de Crédito e com os integrantes do Programa Alagoas Cidadã. Depois disso expandimos para outros projetos que envolvam o desenvolvimento do nosso Estado”, completou Velásquez.
A iniciativa foi desenvolvida por meio de um convênio com a American Life, uma das principais companhias de microsseguros do Brasil, e a International Finance Corporation- IFC, instituição pertencente ao Banco Mundial (Bird).
Segundo o diretor da American Life, Richard Freitas, o programa é fundamental para a segurança financeira das classes menos favorecidas. “Queremos trazer benefícios para as pessoas das classes C, D e E, e, em parceria com a Desenvolve, podemos fazer esse projeto acontecer”, ressaltou Freitas.
Primeiras Ações
Nesta semana, a Desenvolve apresentou, em Arapiraca, o programa de Microsseguros aos representantes das cooperativas de crédito, entre elas a Cooperativa de Crédito Rural do Sertão Alagoano (Cocreal), Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Central de Alagoas (Coopcral) e a Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre).
De acordo com a coordenadora de Microfinanças, Catalina Velásquez, as apresentações são os primeiros passos do programa. “Inicialmente estamos apresentando os objetivos e as futuras ações do programa para os principais interessados”, enfatizou.
Além da apresentação do programa em Arapiraca, o projeto também foi apresentado na última quinta-feira (3), na sede da Desenvolve, para os Agentes de Desenvolvimento de Grupos do programa Alagoas Cidadã e para representantes da Associação de Microcrédito e DesenvolvimentoSócio-Econômico do Estado de Alagoas.