O plano deve ser cuidado por todos os países parceiros
O plano de isenção de visto para os Estados Unidos deve sofrer alterações por motivos de segurança. O Departamento de Segurança Nacional do país norte americano se preocupa com o uso do programa por terroristas. De acordo com o órgão, buscando como tirar o visto americano, estes indivíduos podem encontrar uma maneira de beneficiar-se das facilidades concedidas aos países contemplados pelo programa.
Ações para melhorar o compartilhamento de informações sobre suspeitos e a incorporação de novos campos no sistema de dados são algumas das medidas sugeridas pelo departamento. De acordo com o secretário Jeh Johson, o plano de isenção de visto americano deve ser cuidado não só pelos EUA, mas também por todos os países parceiros, devido à importância deste elemento para o comércio e para as relações internacionais.
Para isso, a autoridade pediu que as medidas de segurança também sejam reforçadas nestas nações. “Para lidar com o potencial ataque estrangeiro, precisamos criar uma melhor maneira de compartilhar informações com os nossos aliados,” complementa Johnson em nota à imprensa.
O programa de isenção de visto americano ainda não inclui o Brasil e, atualmente, o processo para entrar nos EUA é realizado mediante entrevistas no consulado americano.
