×

Negócios/Economia

Programa de incentivo à exportação beneficia empresas alagoanas

Cachaça Brejo dos Bois também vai entrar no mercado internacional

O Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx) desde setembro de 2009 vem trazendo excelentes frutos para as empresas alagoanas de micro e pequeno porte. Elas recebem incentivos do Estado para introduzirem seus produtos e serviços no mercado estrangeiro.

A iniciativa da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) recebeu apoio do Governo do Estado em Alagoas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, além de outras instituições.

O empresário Lenildo Amorim, proprietário da empresa Brejo dos Bois – que produz cachaça de alambique -, comemorou a participação da sua empresa no programa, especialmente pela visita de técnicos para levantamento do diagnóstico em sua empresa. “Não tenho dúvida de que vamos colocar o nosso produto no mercado estrangeiro”, acredita o empresário.

O programa, além de Alagoas, foi executado em outros dez estados brasileiros, com duração de um ano, distribuído em 27 Núcleos Coordenadores Estaduais, o que representa o atendimento de 4.306 empresas de pequeno e médio porte. Em Alagoas, foram atendidas 140 empresas, que receberam visitas de técnicos para implantação das ações de melhorias e adequação ao mercado estrangeiro.

Os empresários também passaram por uma bateria de capacitações nas áreas de planejamento estratégico, empreendedorismo, básico de exportação, marketing, entre outros.

Nairon Monteiro, sócio-proprietário da Pontuquali Móveis, é outro empresário entusiasmado com o conhecimento e a experiência alcançados durante o ano de realização do PEIEx. A Pontuquali Móveis está em atividade há 15 anos, possui dez funcionários, e, de acordo com o empresário, realiza diversas capacitações e treinamentos para tornar a empresa cada vez mais competitiva, como exemplo a conquista da certificação com a NBR ISO 9001:2008.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, comemorou a efetivação do programa já que a exportação é um instrumento estratégico para a economia do Estado e do país. “Estas ações mostram que exportar é bom, mas não é fácil. É necessário que as empresas tenham uma gestão organizada e competitiva”, destacou o secretário.

“Acreditamos no PEIEx desenvolvido em Alagoas, a inserção no mercado internacional é um instrumento importante para o crescimento para o país. Estamos prontos a atuar em todas as frentes”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, destacando que a empresa que mantém comércio com outros países, em sua maioria, implanta política de inovação.

O superintendente de Desenvolvimento Regional da Sedec, Adelmo Martins, destacou a confiança do governo de Alagoas e as instituições parceiras nessas empresas alagoanas que buscam o diferencial, implantando ações de melhorias e inovação. “A nossa expectativa é que as microempresas cresçam forte”, complementou.