×

Alagoas

Programa de fomento ao trabalho de catadores ganha novo formato

A gestão do programa Alagoas Catador passará a ser da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), com o apoio das pastas do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). As novas diretrizes do programa foram discutidas nessa quinta-feira (12) pela titular da Seplande, Poliana Santana, e a equipe técnica da Seteq.

“A gestão do programa ficará com a Seteq porque a pasta já desenvolve o projeto Cata Mais, que realiza um trabalho de incentivo à reciclagem e de inclusão dos catadores. As outras secretarias darão todo o suporte necessário para o desenvolvimento do Alagoas Catador”, explica Poliana Santana.

Na reunião, foram definidas ações estratégicas para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis no estado. De acordo com gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Beda Diaz, um dos responsáveis por formatar o programa, o Alagoas Catador terá todas as suas ações monitoradas dentro do Alagoas Tem Pressa. “Dessa forma, vamos poder monitorar os resultados e executar novas ações para o fomento da atividade no estado”, afirma.

O Alagoas Catador tem o objetivo de promover e articular ações voltadas para o fomento e a organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no estado, como também garantir a melhoria das condições de trabalho e a ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica desses profissionais.

As ações são resultado da carta elaborada durante o I Seminário Alagoas Pró-Catador, que atende à orientação do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).