×

Maceió

Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência comemora resultados

O ano de 2015 começou e a expectativa é consolidar e fortalecer o que já vem sendo feito. O trabalho desenvolvido pelo Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou os trabalhos de 2014 com resultados considerados bastante positivos para essa área da atenção básica, garantindo mais qualidade aos serviços e ampliando o atendimento à população.

Entre os avanços conquistados no ano que passou, o mais significativo foi o processo de contratualização dos prestadores de serviço ambulatoriais de reabilitação para pessoas com deficiência, que formalizou, no mês de setembro, a relação do poder público com os prestadores de serviço da rede conveniada – Sociedade Pestalozzi, AAPPE, Adefal e APAE – além do suporte de atendimento do PAM Salgadinho.

Desde o início, o processo de contratualização definiu a criação de uma Comissão de Acompanhamento desses contratos, formada por representantes do PAPD e de setores estratégicos como Ouvidoria do SUS em Maceió e Vigilância Sanitária, que tem como tarefa prioritária verificar, junto às instituições, a execução dos procedimentos e o alcance das metas previstas para o atendimento.

Assinatura Contratualização de Hospitais Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Outro grande avanço foi a contratualização de Hospitais, em setembro.
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió.

“Com a Comissão, criamos a possibilidade de fazer um acompanhamento contínuo desses serviços, observando de perto como os prestadores têm buscado promover as adequações necessárias em estruturas físicas e capacitar cada vez mais seus profissionais para o atendimento desse público específico, resultando numa maior qualificação do serviço”, afirma a coordenadora do PAPD, Renata Nobre.

Além da contratualização, outras ações de trabalho diário do PAPD também garantiram uma maior visibilidade ao Programa, como a capacitação de agentes comunitários e demais profissionais de saúde, a mediação da relação da rede de serviços de Maceió com o Ministério da Saúde e o estabelecimento de reuniões mensais com cuidadores de pessoas com deficiência e dos pacientes com baixa visão e albinismo.

“Obtivemos avanços também junto à gestão municipal com a concessão de protetores solares para os pacientes albinos e com baixa visão e o repasse de vans adaptadas doadas pelo Ministério da Saúde para as instituições conveniadas, assegurando o transporte adequado para os usuários com dificuldades de locomoção realizarem seu tratamento”, reforça Renata, que tem como uma das metas de 2015, realizar o levantamento do total de pessoas com deficiência no município, possibilitando o acesso de todos à rede de atendimento e ao tratamento adequado.

A coordenadora comemora ainda a parceria com a Gerência de Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (GNAPD) da Secretaria Estadual de Saúde, que rendeu duas boas realizações: a distribuição de bonés com proteção UVA/UVB para pacientes albinos e com baixa visão – complementando a ação dos protetores solares distribuídos pela SMS – e a disponibilização de um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gratuito, direcionado aos profissionais de saúde.

O curso, que será ministrado no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), localizado na Jatiúca, abre inscrições em fevereiro, mas informações já podem ser obtidas pelos telefones 3315-5295 e 3315-5213.

PAPD

Voltado para a articulação e gestão da rede de atendimento e serviços conveniados da pessoa com deficiência, o Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência conta com uma equipe dedicada e capacitada na área, formada por dois técnicos administrativos, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma enfermeira, uma terapeuta ocupacional e uma técnica de enfermagem, sob a coordenação de Renata Nobre.