43 novos contratos foram assinados com associações e cooperativas de produtores
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai beneficiar 995 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional no Estado de Alagoas. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o órgão comprará produtos da agricultura familiar, que serão destinados ao grupo.
Os investimentos superam R$ 9,6 milhões e contemplam, diretamente, 1.488 famílias de pequenos agricultores em 20 municípios alagoanos. Ao todo, 43 novos contratos foram assinados com associações e cooperativas de produtores para fornecimento de alimentos, na modalidade de compra com doação simultânea, para entidades socioassistenciais.
A lista de produtos inclui laranja lima, inhame, batata-doce, macaxeira, galinha caipira, ovos caipira, peixe tilápia, banana, abacaxi, graviola, goiaba, abóbora, bolo de macaxeira, bolo de puba, broa de milho, suco de laranja e limão.
Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA é uma ação do governo federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
