×

Alagoas

Programa Com Licença Vou à Luta conclui turma em Palmeira dos Índios

Na ultima terça-feira, 27, o Programa Com Licença Vou à Luta, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, encerrou uma turma na cidade de Palmeira dos Índios, região Agreste de Alagoas. O curso, com duração de seis semanas, busca oferecer para mulheres da zona rural que possuem algum tipo de negócio, um suporte para que elas possam administrar melhor e crescer dentro da própria atuação.

A capacitação é dividida em cinco módulos, voltados para sistematizar os negócios das alunas. O primeiro é de empreendedorismo, seguido de gestão financeira, planejamento de atividade, legislações (trabalhista, previdência social, sanitária e ambiental) e, para fechar as atividades, o módulo de desenvolvimento de liderança. A facilitadora do curso, Carmem Leia Vanderlei, explicou que, antes do início das aulas, o Senar ministra uma palestra chamada de sensibilização para apresentar o que será dado durante o período de aulas e a importância de tudo, buscando motivar as mulheres do campo a aderirem a ideia.

“Nesta turma, 15 mulheres se formaram. Elas produzem biscoitos, doces, bolos, pintam panos de prato e vendem para a comunidade local e cidades vizinhas. No programa, elas aprenderam a visualizar melhor suas atividades, aprendendo a lidar com custos fixos e variáveis, calcular a margem de lucro e o preço da mão de obra e materiais, entre outros conhecimentos técnicos que elas não possuíam. Essas ferramentas de gestão fortalecem o trabalho que elas já desenvolviam antes e, agora, passam a ter uma base totalmente diferente”, explicou Carmem Leia.

A facilitadora ressaltou também que as alunas foram bastante comprometidas e levaram muitas dúvidas para a sala de aula. “O interesse em aprender esteve sempre visível entre as mulheres que participaram do programa. Elas estão prontas para buscar o crescimento do próprio negócio”, afirmou. A aluna Luciene Tavares já trabalhava com pintura em tecidos, conhecimento que adquiriu em outro curso do Senar em 2012, e afirma que essa nova oportunidade veio para complementar seu negócio, pois depois dele, se sentiu preparada para gerenciar sua produção.

“Esse curso veio como uma grande mudança de vida para mim e para as outras alunas. Nós evoluímos bastante depois das aulas, pois adquirimos conhecimento de como administrar melhor nosso negócio e vender nossos produtos. Espero ainda poder fazer outros cursos daqui pra frente”, concluiu a aluna.