A mais recente edição do Castra Pet em Penedo realizou nova série de castrações de cães e gatos por meio do programa da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). Lançado no governo Ronaldo Lopes, o trabalho oferece o procedimento de forma gratuita para moradores de baixa renda.
Foram cadastrados 40 animais, sendo 35 destinados aos tutores penedenses e 5 para animais de ONGs que acolhe animais para doações. Além da castração, os tutores recebem todas as orientações sobre os cuidados pós-operatórios, como limpeza e o uso por 10 dias da roupinha cirúrgica para garantir a saúde dos animais.
“A castração só traz benefícios para os animais. Além de reduzir significativamente a incidências de doenças hormonais, ela previne contra o câncer de mama nas fêmeas e contra o câncer de próstata nos machos. O procedimento ainda melhora o comportamento dos animais, deixando-os mais calmos”, disse a Veterinária Gabriela Gonçalves.
A tutora da Ane Stephane levou a cadela Suzy para realizar a castração e ficou muito feliz com o programa, já que não teria condições de pagar pelo procedimento.
“Se não fosse pela prefeitura eu não teria conseguido castrar meus animais. Eu sou muito agradecida, porque, sem a castração, teríamos mais animais abandonados e correndo o risco de sofrer maus-tratos na rua. Infelizmente não conseguimos criar os filhotes e a adoção às vezes é difícil”, disse ela.