Operações policiais diárias, denúncias e prisões efetuadas com ajuda da população. Esse tem sido o cotidiano da Segurança Pública em Alagoas nos últimos 30 dias. Desde que foi lançado o programa Brasil mais Seguro – Alagoas, no dia 27 de junho, o Governo do Estado fortaleceu as ações de prevenção da violência, conseguindo reduzir os índices de homicídios, roubos e outros crimes. A resposta rápida e eficaz estreitou os laços com a população, que se tornou grande parceira no combate à criminalidade.
Em 30 dias, a parceria entre os governos estadual e federal já apresenta as respostas que os alagoanos esperavam: a redução sistemática nos índices de criminalidade e o aumento da sensação de segurança. Somado ao apoio financeiro, de pessoal e tecnológico da União, tem todo um trabalho que já vinha sendo realizado desde 2007, como a implantação do programa Ronda Cidadã, de Bases Comunitárias, convocação de policiais militares da reserva técnica, videomonitoramento, policiamento aéreo, estatística criminal.
Com helicópteros patrulhando a cidade e policiais fazendo abordagens e operações por terra, a resposta veio na forma de redução dos índices de homicídios, o principal foco do trabalho do Governo do Estado e do Brasil mais Seguro – Alagoas.
Os dados do Instituto Médico Legal revelam que houve uma queda significativa no número de assassinatos, principalmente nos fins de semana, quando ocorre a maioria dos crimes.
A ocorrência de homicídios, que registrava média de 22 por fim de semana, foi reduzida para 12, em média, conforme registro dos finais de semana de julho. Mas a intenção do Governo é reduzir ainda mais esse número e não o trabalho será mantido e fortalecido com parcerias. “Estamos trabalhando continuamente e vamos vencer essa batalha contra o crime. A parceria com o governo federal já mostra resultado, mas é importante frisar que está apenas no começo”, frisou o secretário da Defesa Social, Dário Cesar.
Diante dos resultados, população se engaja na luta contra a impunidade
Com as incursões em comunidades vulneráveis pelos altos índices de violência e operações diárias para prender criminosos e combater o tráfico de drogas, a polícia conquistou a confiança do cidadão alagoano, que usa cada vez mais o Disque-Denúncia, através do 181, para dar informações sobre acontecimentos e autoria de crimes. Somente em julho, o número de ligações triplicou, passando de uma média diária de 7 para 25 ligações.
“Graças ao trabalho árduo que estamos realizando, conquistamos a confiança dos alagoanos e essa parceria é fundamental para disseminar a cultura da paz. Sempre frisamos que qualquer informação fornecida será checada cuidadosamente e o sigilo do informante é garantido”, lembrou o secretário Dário Cesar.
As incursões da polícia nas comunidades de Maceió e de Arapiraca contam com apoio da população. “Ficamos muito felizes em ver essa quantidade de policiais e esses helicópteros aqui. Tenho fé em Deus que voltaremos a ter paz”, ressaltou a dona de casa Maria Edleuza do Nascimento, de 42 anos, enquanto acompanhava atentamente o trabalho feito pelos policiais no Vale do Reginaldo.
Delegacia de Homicídios reduz tempo-resposta na elucidação crimes
Com o apoio da Força Nacional, que teve seu efetivo reforçado após o Brasil mais Seguro – Alagoas, foi possível a criação da nova Delegacia de Homicídios que vem dando uma resposta imediata para os assassinatos ocorridos em Maceió. As investigações começam ainda no local do crime e rapidamente os autores são presos, muitas vezes ainda em flagrante.
A cultura da paz em Alagoas já ganhou destaque até na mídia nacional. A revista Veja citou o combate à criminalidade no Estado com o programa Brasil mais Seguro, que em menos de 30 dias reduziu o número de homicídios e esclareceu 11 dos 13 que foram praticados nos primeiros 10 dias após o lançamento do programa.
Outra característica determinante nas ações de combate à criminalidade é que, o Governo de Alagoas, através do trabalho realizado pelo secretário Dário Cesar, conseguiu a integração e atuação conjunta de todas as polícias e dos poderes constituídos. “É comum agora você ver polícia militar e polícia civil agindo, atuando juntas. Além disso, contamos com o apoio imprescindível da justiça, através do Tribunal de Justiça e do Ministério Público que tem sido uma grande arma nesse combate”, comemorou Dário Cesar.
O secretário ressaltou ainda que outros investimentos estão sendo feitos na Segurança Pública para ajudar ainda mais no combate ao crime. “Adquirimos um helicóptero, estamos realizando os concursos para as polícias Civil, Militar e Perícia Oficial, vamos construir um novo IML e um presídio, o videomonitoramento será implantado em breve. Tudo com um único objetivo: oferecer segurança para o povo alagoano”, afirmou.
