Um boato sobre o cancelamento do maior programa do Governo do Governo Federal, o Bolsa Família, mobilizou os beneficiários do auxílio no último sábado (18) que lotaram as agências da Caixa Econômica Federal de todo o Estado.
A Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, desmentiu o boato na noite de ontem (19), em rede nacional, e afirmou que o pagamento do Bolsa Família está sendo feito normalmente de acordo com o calendário do programa e que as famílias beneficiárias podem ficar despreocupadas; elas podem retirar o pagamento normalmente de acordo com a data de saque indicada no cartão de cada beneficiário. “Começamos os pagamentos deste mês, na sexta-feira (17), como estava previsto, e segunda-feira a retirada dos recursos pode ser realizada normalmente pela população”, disse.
“Não existe nenhuma possibilidade de suspensão ou qualquer alteração do pagamento do Bolsa Família, o benefício está sendo efetuado normalmente e em dia, seguindo o calendário proposto pelo MDS, justamente para que as pessoas tenham um atendimento tranquilo, sem congestionamentos nas casas lotéricas e nas agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, o programa Bolsa Família está sendo ampliado aqui no Estado e visa incluir outras 70 mil famílias que ainda não estão cadastradas e, consequentemente, sem receber o auxílio do Bolsa”, afirmou a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Celiany Rocha, reforçando a declaração da ministra Tereza Campello.
Quanto aos procedimentos legais acerca da punição da fonte do boato, a ministra disse ainda que a Polícia Federal já abriu um inquérito e iniciou a investigação para apurar os fatos com o maior rigor.
Este ano, o Bolsa Família completa dez anos. De acordo com o MDS, programa teve aumento de 60% acima da inflação dentro do governo da presidenta Dilma, além de passar a oferecer os benefícios nutriz e gestante.
A ministra afirma também que nunca houve atraso na disponibilidade do auxílio. Segundo ela, não existe possibilidade de não haver dinheiro, uma vez que os recursos estão garantidos e nunca foram contingenciados, e que todo o sistema da Caixa encontra-se operante.
