Skip to content

Programa de Melhorias Habitacionais beneficia mais famílias atingidas por chuvas

  • Home
  • Penedo
  • Programa de Melhorias Habitacionais beneficia mais famílias atingidas por chuvas

Blog

Programa de Melhorias Habitacionais beneficia mais famílias atingidas por chuvas

Imóveis danificados pelas enchentes em Penedo no ano de 2022 – quando foi registrado o maior volume de chuvas no município desde o início da medição regular, em 1935 -, serão recuperados por meio do Programa de Melhorias Habitacionais.

A nova etapa do trabalho que já atendeu famílias do bairro Santo Antônio teve ordem de serviço assinada nesta sexta-feira, 17, pelo Prefeito Ronaldo Lopes, representante da empresa ALP Engenharia e Construções e as secretárias municipais Amanda Lima (Infraestrutura) e Ana Teresa Lopes  (Assistência Social).

Os serviços serão feitos em casas localizadas no Oiteiro, Barro Vermelho, Matadouro, Cacimbinhas, centro e também na zona rural, com  verba destinada pelo senador Renan Calheiros no valor de um milhão e quinhentos mil reais, conforme destacou o Prefeito Ronaldo Lopes durante o ato administrativo.

“São melhorias habitacionais que iremos fazer em 65 casas que serão recuperadas com esse recurso, levando dignidade para essas pessoas que tiveram sua moradia atingida pela enchente”, disse o prefeito durante a agenda de trabalho acompanhada por vereadores, servidores e gestores de pastas da Prefeitura de Penedo.

“Esse programa visa principalmente a recuperação do piso, do telhado, da área coberta da casa, paredes, banheiro e se este cômodo não existir ou for situado no quintal, como ainda ocorre, será construído dentro de casa. Também colocamos caixa d’água por meio desse programa feito para tentar atender o máximo de melhoria na residência para entregarmos uma casa segura”, explica a engenheira civil e gestora SEINFRA, Amanda Lima.

Ronaldo Lopes ressaltou que o Programa de Melhorias Habitacionais não pode ser executado em imóveis situados nas áreas de risco apontadas pela Defesa Civil, enaltecendo o trabalho das assistentes sociais e engenheiros na identificação das famílias/casas que serão contempladas.

“Nós vamos atender aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo inverno de 2022 e que estão morando em aluguel social que nós pagamos, e agora vamos recuperar a casa para que essas famílias possam voltar para sua moradia”, acrescenta Ronaldo Lopes sobre a solução que também abre espaço para novas famílias serem atendidas com aluguel social, limitado em seu alcance por questões orçamentárias.

“É bom destacar que essas famílias são beneficiárias do programa de aluguel social”, observa Ana Teresa Lopes sobre quem será contemplado com as melhorias habitacionais que devolverão a condição de retorno ao lar.

“A partir do momento que as casas forem reconstruídas, teremos oportunidade de contemplar outras famílias vulneráveis da cidade de Penedo nos programas de assistência social do município, inclusive o aluguel social”, explica a gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH).

“Este é um momento muito feliz para todos nós e quero agradecer ao senador Renan Calheiros por ter destinado a emenda  parlamentar que vai possibilitar que nós possamos fazer com que essas famílias retornem para suas casas”, conclui Ronaldo Lopes.

Por Secom – PMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também